Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DISCUSSÃO SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO SOCIAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PRÁTICA POSSÍVEL E RELEVANTE

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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Tendo a escola como um espaço de (trans)formação no mundo, em especial, na vida dos(as) alunos(as), pretendemos destacar nesse artigo a relevância da discussão acerca das relações de gênero social no ambiente escolar, especificamente nas aulas de Língua Portuguesa. Neste contexto, objetivamos demonstrar que temas de cunho social podem ser inseridos no currículo escolar sem desprestigiar os objetivos da disciplina. Assim, aplicamos duas aulas de Língua Portuguesa em uma turma de 1º ano do Ensino Médio, utilizando o gênero textual – música – intencionando discutir e refletir sobre as relações de gênero no âmbito da desigualdade e representatividade feminina e masculina, contemplando os procedimentos de leitura, interpretação e construção de sentidos. Para atendermos o objetivo proposto, nos baseamos nos Parâmetros Curriculares Nacionais Temas Transversais (1998), o qual propõe que temas de cunho social sejam discutidos em sala de aula. Também usamos a abordagem de Gênero, Sexualidade e Educação, de LOURO (1997), que apresenta como as relações de gênero se desenvolvem a partir das brincadeiras, objetos e atividades no espaço educacional. Como aprofundamento teórico para o gênero textual utilizado na aula, pautamo-nos no conceito de gênero textual proposto por MARCUSCHI (2002). Dessa forma, o presente artigo é interpretado como uma experiência exitosa que pode contribuir no campo educacional levando os profissionais da área a refletirem sobre a relevância dessa prática de discutir relações de gênero no ambiente escolar como uma forma de romper a desigualdade e o preconceito que permanecem na sociedade, proporcionando ao aluno a troca e a expansão do conhecimento para a construção de opiniões concretas, viabilizando a (trans)formação do aluno-cidadão para uma sociedade mais justa.

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