Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPERIÊNCIA QUE MARCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DAS IMPRESSÕES FRENTE A COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: EXPERIÊNCIA, PEDAGOGIA, ENSINO, ESTUDOS, ESTUDOS Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45756
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 498
    "inscrito_id" => 315
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA QUE MARCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DAS IMPRESSÕES FRENTE A COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "O trabalho aqui apresentado faz parte do Programa de Extensão Universitária do Nordeste – PROEX, que tem como objetivo a formação de profissionais da pedagogia. Consiste em um relato de experiência da Coordenadora do curso Graduação em Pedagogia promovido em algumas cidades do estado da Paraíba. As atividades foram iniciadas em 2013 com os discentes em algumas turmas, oportunizando a vivência com o ensino superior devido em sua maioria estarem excluídos por questões sociais, geográficas ou econômicas, o objetivo foi desenvolver atividades contemplando a grade curricular do curso de licenciatura em pedagogia, tendo a participação de uma gama de docentes com formação nos diversos níveis. Constatamos que o curso nesse formato possibilitou a construção do ensino dentro do agir, saber e fazer de muitos dos discentes que se comprometeram em desenvolver estudos de forma continuada, entendendo durante o percurso que não são um fim em si mesmo, mas um processo em construção. Esse relato apresenta algumas reflexões acerca da proposta vivenciada destacando as contribuições dessa prática para a formação dos que estiveram inseridos no projeto e de que forma o uso de metodologias diferenciadas podem contribuir no processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA, PEDAGOGIA, ENSINO, ESTUDOS, ESTUDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID315_07082018142347.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAÉDJA MARIA ASSIS LUCENA DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "NAÉDJA MORAIS"
    "autor_email" => "naedjaalm@gmail.com"
    "autor_ies" => "FAR - FACULDADE ANCHIETA DO RECIFE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45756
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 498
    "inscrito_id" => 315
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA QUE MARCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DAS IMPRESSÕES FRENTE A COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "O trabalho aqui apresentado faz parte do Programa de Extensão Universitária do Nordeste – PROEX, que tem como objetivo a formação de profissionais da pedagogia. Consiste em um relato de experiência da Coordenadora do curso Graduação em Pedagogia promovido em algumas cidades do estado da Paraíba. As atividades foram iniciadas em 2013 com os discentes em algumas turmas, oportunizando a vivência com o ensino superior devido em sua maioria estarem excluídos por questões sociais, geográficas ou econômicas, o objetivo foi desenvolver atividades contemplando a grade curricular do curso de licenciatura em pedagogia, tendo a participação de uma gama de docentes com formação nos diversos níveis. Constatamos que o curso nesse formato possibilitou a construção do ensino dentro do agir, saber e fazer de muitos dos discentes que se comprometeram em desenvolver estudos de forma continuada, entendendo durante o percurso que não são um fim em si mesmo, mas um processo em construção. Esse relato apresenta algumas reflexões acerca da proposta vivenciada destacando as contribuições dessa prática para a formação dos que estiveram inseridos no projeto e de que forma o uso de metodologias diferenciadas podem contribuir no processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA, PEDAGOGIA, ENSINO, ESTUDOS, ESTUDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID315_07082018142347.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAÉDJA MARIA ASSIS LUCENA DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "NAÉDJA MORAIS"
    "autor_email" => "naedjaalm@gmail.com"
    "autor_ies" => "FAR - FACULDADE ANCHIETA DO RECIFE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O trabalho aqui apresentado faz parte do Programa de Extensão Universitária do Nordeste – PROEX, que tem como objetivo a formação de profissionais da pedagogia. Consiste em um relato de experiência da Coordenadora do curso Graduação em Pedagogia promovido em algumas cidades do estado da Paraíba. As atividades foram iniciadas em 2013 com os discentes em algumas turmas, oportunizando a vivência com o ensino superior devido em sua maioria estarem excluídos por questões sociais, geográficas ou econômicas, o objetivo foi desenvolver atividades contemplando a grade curricular do curso de licenciatura em pedagogia, tendo a participação de uma gama de docentes com formação nos diversos níveis. Constatamos que o curso nesse formato possibilitou a construção do ensino dentro do agir, saber e fazer de muitos dos discentes que se comprometeram em desenvolver estudos de forma continuada, entendendo durante o percurso que não são um fim em si mesmo, mas um processo em construção. Esse relato apresenta algumas reflexões acerca da proposta vivenciada destacando as contribuições dessa prática para a formação dos que estiveram inseridos no projeto e de que forma o uso de metodologias diferenciadas podem contribuir no processo de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.