O presente artigo teve como objetivo estudar a importância da psicomotricidade no processo de educação infantil através da análise de entrevistas de um grupo de professores. De modo específico buscamos identificar a concepção que esses docentes possuem sobre a psicomotricidade, qual o papel que eles atribuem a si no momento das atividades psicomotoras e como as atividades psicomotoras podem contribuir para a formação do educando. Para atingir esses objetivos foi realizada uma pesquisa bibliográfica com autores que discutem a psicomotricidade no ambiente escolar, visto que é considerada uma ferramenta relevante para o processo de aprendizagem. Realizamos uma pesquisa de campo, com coleta de dados por meio da aplicação de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas sobre o tema, com docentes que atuam na educação infantil de uma escola Municipal de Garanhuns. Como resultado foi possível identificar que os professores têm o entendimento que a psicomotricidade atua no desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor das crianças e que identificam a posição do professor como um mediador na promoção dessas atividades, assim como identificação das várias contribuições do lúdico no processo de ensino-aprendizagem.