O presente trabalho vem apresentar os resultados de uma investigação realizada com os estudantes de graduação do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV, com o objetivo de descrever uma proposta de estudo cujo objetivo foi o de abordar conceitos básicos das funções do 1° e 2° grau a partir do uso do Excel. Este software é bastante conhecido na área da informática, e também pode ser utilizado para facilitar a compreensão do estudo dos conceitos iniciais de funções, trazendo para os alunos um novo método de abordagem, visando o ensino do conteúdo de forma algébrica e gráfica de forma simultânea, visando promover o aprendizado contínuo e significativo. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se um estudo descritivo utilizando a pesquisa exploratória, pelo fato que 26 alunos de diversos períodos do curso estudaram e utilizaram os potenciais recursos do software excel no estudo das funções do 1° e 2° grau. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que o excel foi considerado como um recurso facilitador para aprendizagem dos conteúdos estudados, e que a partir dele foi possível construir e interpretar gráficos de funções Destaca-se também que com o uso deste software, os conceitos matemáticos tornaram mais compreensíveis, uma vez que o aluno foi capaz de identificar conceitos que ainda não haviam percebido.