Partindo da importância do ato de planejar em todas as ações humanas e especificamente na prática docente, o problema desta pesquisa gira em torno da aplicação eficiente em sala de aula do artefato tecnologico para atingir as metas planejadas pelo professor. O objetivo geral é impulsionar uma reflexão sobre o uso de recursos tecnológicos que promova o desenvolvimento de uma aula eficiente e eficaz com base nos objetivos educacionais. Esta reflexão contribui para demonstrar a aplicabilidade da tecnologia como computador, televisão, projetor multimídia, tablet, dentre outros, no ensino, como ferramentas potencializadoras da aprendizagem. A metodologia baseada em dados qualitativos será demonstrada através de uma pesquisa online que utilizará como ponto partida para a análise documental realizada através do site acadêmico www.scielo.org.br. Os resultados apontam uma grande quantidade de estudos que envolvem tecnologias, mas nenhum apresenta um direcionamento prático para o professor. A fundamentação teórica é baseada na Taxonomia de Bloom que é uma estrutura de organização hierárquica que divide as possibilidades de aprendizagem em domínio cognitivo, afetivo e psicomotor como forma de compreender os níveis de profundidade do aprendizado. Através do estudo poderemos colaborar com professores de maneira reflexiva no intuito de ajudá-los a compreender como as novas tecnologias digitais podem contribuir com o planejamento pedagógico de maneira que possam tornar-se instrumentos que potencializem a aprendizagem na educação básica. A pesquisa realizada apresenta sua relevância a medida que demonstra a importancia de planejar e desenvolver práticas inovadoras no ambito da sala de aula.