O grupo de discussão é uma técnica em que um grupo de pessoas é reunida em um ambiente agradável e questionados sobre suas percepções em relação à conceitos ou ideias ali apresentados. Neste contexto, cada convidado é livre para falar, experimentar, opinar e debater, posicionando-se em relação ao tema da pesquisa. O presente trabalho analisa a necessidade de inovação no ensino, levando-se em conta que muitos docentes ainda ministram suas aulas com métodos rotineiros. Com este estudo objetiva-se avaliar a utilização do grupo de discussão visando fomentar discussões e reflexões sobre o filo Urochordata e suas características, examinando as questões a partir da perspectiva dos participantes, fazendo com que haja a interação entre eles e que o conteúdo seja assimilado com facilidade, tornando assim, o ensino mais prazeroso e atrativo. Para a coleta dos dados necessários, utilizou-se observação de atividade, gravação e aplicação de questionário. Os resultados indicam que a utilização de metodologias como o grupo de discussão motivam a participação dos alunos em atividades que visam à aprendizagem, sendo esse recurso visto por eles como alternativa para que se aprenda mais rapidamente e de forma mais dinâmica.