RESUMO
Este presente trabalho foi elaborado diante da disciplina Estágio Supervisionado II, na Universidade Federal de Alagoas, situada no Campus Sertão/Delmiro Gouveia-AL. Especificamente realizamos na Creche Municipal São Vicente de Paula, localizada no município de Água Branca, em que buscamos observar uma turma de crianças de dois e três anos de idade. O objetivo deste trabalho situa-se em mostrar como as múltiplas linguagens podem ser trabalhadas no contexto da educação infantil, pois muitos educadores acreditam que essa prática só pode ser desenvolvida por meio da escrita, para tanto, existe várias formas de coordenar o ato educativo em sala de aula, tendo em vista que os novos níveis de formação oferecem uma diversidade metodológica que podem facilitar o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Dessa forma, o projeto provém ainda, de ações pedagógicas com a intencionalidade de trabalhar também a psicomotricidade, trabalhando a interação com os colegas e a manipulação dos objetos ao seu redor. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se de cunho qualitativo e bibliográfico, pois além de elaborar uma intervenção fizemos uma análise a respeito do trabalho com as múltiplas linguagens, levando em consideração seu desenvolvimento integral suas competências, qualidades e características. Utilizamos como referencial teórico os estudos de BRASIL (2006), FREITAS (2018), GANDINI (1999) MAGALUZZI (1999). Portanto, vê-se as múltiplas linguagens como um aspecto que dinamiza as ações discorridas em sala de aula, viabilizando pôr em prática o desenvolvimento da aprendizagem da criança, por intermédio do fazer e aprender.