Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROTAGONISMO JUVENIL E EDUCAÇÃO INTEGRAL: O EDUCANDO COMO ATOR E AUTOR DO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: PROTAGONISMO JUVENIL, EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESCOLA DE REFERÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
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      pela formação integral dos educandos nos seus aspectos cognitivos, sociais, emocionais e afetivos, por\r\n
      exemplo. Motivada por essa premissa, esta pesquisa buscou identificar como estudantes e outros\r\n
      atores do processo formativo (gestores, formadores e professores) compreendem o protagonismo\r\n
      juvenil e suas relações com a formação integral do educando num contexto de uma escola de\r\n
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      Para tanto, participaram da pesquisa sete sujeitos, três alunos, a primeira gestora, um ex-aluno, o\r\n
      gestor atual e uma ex-professora, hoje formadora da Secretaria de Educação do Estado de\r\n
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      indagava sobre o conceito de protagonismo juvenil e sobre como a escola integral pode contribuir com\r\n
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      oferece um processo de formação contínua para que todos os atores do ambiente escolar sejam autores\r\n
      do seu projeto de vida, executando de maneira contínua ações que permitam o sentimento de\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O protagonismo juvenil permite aos educandos uma ação autoral em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem enquanto constituintes do ambiente escolar, estimulando a construção de sujeitos autônomos e dotados de consciência crítica e reflexiva, o que caminha na mesma direção da busca pela formação integral dos educandos nos seus aspectos cognitivos, sociais, emocionais e afetivos, por exemplo. Motivada por essa premissa, esta pesquisa buscou identificar como estudantes e outros atores do processo formativo (gestores, formadores e professores) compreendem o protagonismo juvenil e suas relações com a formação integral do educando num contexto de uma escola de referência em ensino médio (horário integral), a primeira implementada na cidade de Petrolina-PE. Para tanto, participaram da pesquisa sete sujeitos, três alunos, a primeira gestora, um ex-aluno, o gestor atual e uma ex-professora, hoje formadora da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Todos foram entrevistados a partir de um roteiro semiestruturado a partir do qual se indagava sobre o conceito de protagonismo juvenil e sobre como a escola integral pode contribuir com ele. Dentre os principais resultados destaca-se que os participantes acreditam que a escola integral oferece um processo de formação contínua para que todos os atores do ambiente escolar sejam autores do seu projeto de vida, executando de maneira contínua ações que permitam o sentimento de pertencimento. Assim sendo, o processo de estímulo e apropriação do educando como protagonista na escola integral é um ato de encorajamento que faz o jovem construir de maneira significativa a sua aprendizagem.

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