O protagonismo juvenil permite aos educandos uma ação autoral em seu processo de desenvolvimento
e aprendizagem enquanto constituintes do ambiente escolar, estimulando a construção de sujeitos
autônomos e dotados de consciência crítica e reflexiva, o que caminha na mesma direção da busca
pela formação integral dos educandos nos seus aspectos cognitivos, sociais, emocionais e afetivos, por
exemplo. Motivada por essa premissa, esta pesquisa buscou identificar como estudantes e outros
atores do processo formativo (gestores, formadores e professores) compreendem o protagonismo
juvenil e suas relações com a formação integral do educando num contexto de uma escola de
referência em ensino médio (horário integral), a primeira implementada na cidade de Petrolina-PE.
Para tanto, participaram da pesquisa sete sujeitos, três alunos, a primeira gestora, um ex-aluno, o
gestor atual e uma ex-professora, hoje formadora da Secretaria de Educação do Estado de
Pernambuco. Todos foram entrevistados a partir de um roteiro semiestruturado a partir do qual se
indagava sobre o conceito de protagonismo juvenil e sobre como a escola integral pode contribuir com
ele. Dentre os principais resultados destaca-se que os participantes acreditam que a escola integral
oferece um processo de formação contínua para que todos os atores do ambiente escolar sejam autores
do seu projeto de vida, executando de maneira contínua ações que permitam o sentimento de
pertencimento. Assim sendo, o processo de estímulo e apropriação do educando como protagonista na
escola integral é um ato de encorajamento que faz o jovem construir de maneira significativa a sua
aprendizagem.