SILVA, Ana Paola Da. Educação especial: fracassos e vitórias no caminho da cidadania. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47127>. Acesso em: 23/12/2024 00:29
Vivemos um tempo de constantes transformações onde, as conquistas sociais e humanas se acentuam na repetição do direito a ter direitos e o desafio nessas relações encontram na escola o elo entre o que escola pode fazer e o que o aluno efetivamente pode desejar, pois nela tomamos conhecimento do que se pode e do que se deve. Hoje, possibilitar a construção de conhecimento com foco na educação especial é um desafio constante, ao tempo em que torna pressuposto fundamental a inserção desses sujeitos, que historicamente foram excluídos do universo escolar. Nestes termos, a educação especial nos leva a consolidação de uma nova leitura de mundo onde as vivências experimentadas pelo educador e educando na rede regular de ensino direcionam os caminhos da cidadania, alcançando dimensões do real saber, ao confrontar saberes mútuos. A experiência em sala de aula do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nos remete a incansável busca por respostas. Questão que nos estimula a aprofundar o nosso envolvimento, buscando alcançar uma resposta a fim de que se possa fundamentar experiências extraídas de práticas das escolas públicas com o perfil de atendimento a alunos especiais. A proposta de educar para alunos especiais perpassa o entendimento do que significa sensibilizar, conscientizar e humanizar. Em síntese, o presente trabalho vai exigir qualidade nas ações, avaliações, respeito às diferenças entre os alunos, com foco na aprendizagem na escola pública com foco em valores humanos.