Este artigo, surgido no âmbito dos trabalhos de graduação da disciplina de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do curso de Pedagogia do Campus Ministro Reis Velloso da UFPI, busca compreender as principais motivações que levaram estudantes de uma escola pública de Parnaíba-PI a abandonarem a escola na idade regular e seu consequente retorno em momento tardio, buscando igualmente dar visibilidade às falas dos estudantes e seus significados. Após uma breve apreciação histórica e teórica da modalidade de ensino, passou-se à pesquisa, propriamente dita, a qual foi realizada em campo, por meio de perguntas lançadas a uma turma de EJA da referida escola, na qual alunos se voluntariaram e alternaram falas sobre suas vivências. Foi possível concluir que os estudantes da EJA apresentaram como motivos do retorno à escola, prioritariamente, pela necessidade frente às exigências do mercado de trabalho. Mas também é recorrente estarem motivados pelo desejo de ingressar no ensino superior e ter acesso a novos conhecimentos. Ficou evidenciado, ainda, que apesar das dificuldades e dos preconceitos, os estudantes de EJA encontram motivação e apoio na relação com seus professores.