O presente trabalho tem por intencionalidade fazer um levantamento histórico acerca dos processos de elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos-PPPs das escolas municipais de Jacaraú-PB, entre os anos de 1996 a 2017. Esse recorte temporal, justifica-se por identificarmos como Marco Legal da construção de PPPs nas redes públicas de ensino pelo país, a sanção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDBEN -9394/96. Desta forma, iniciamos nosso escrito a partir de 1996 e encerramos em 2017, ano no qual, atuamos no projeto intitulado: Projeto Político Pedagógico, Instrumento para exercer a gestão escolar democrática, desenvolvido em parceria da Secretaria de Educação de Jacaraú (SEJ) e Universidade Federal da Paraíba - UFPB, através do Programa de Licenciatura - PROLICEN. Este trabalho subsidiou a (re) construção dos documentos referentes aos PPPs das instituições municipais de ensino e deu a visibilidade panorâmica da construção de todos os documentos (re) elaborados nas unidades educacionais do referido município. Os caminhos metodológicos escolhidos para esta pesquisa estão pautadas no âmbito da análise documental e na História Oral a partir dos pressuposto de Thompson (1992), Meyhy e Holanda (2007). Concluímos que embora, legalmente, tenha sido a sanção da LDBEN/1996 o Marco Referencial para a construção de PPP das unidades escolares do país, no caso do município de Jacaraú-PB essa questão apresenta um movimento de avanços e recuos, permeados por momentos de ações efetivas seguidos por “apagões” e novos começos no processo de construção dos PPPs das instituições educativas.