A GESTÃO ESCOLAR E O HABITUS: O QUE NOS DIZ BOURDIEU?
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45834 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4041 "inscrito_id" => 8774 "titulo" => "A GESTÃO ESCOLAR E O HABITUS: O QUE NOS DIZ BOURDIEU?" "resumo" => "O presente trabalho tem como proposta analisar a gestão escolar da escola pública referência em ensino médio, localizada no município de Paulista - PE, à luz das contribuições do sociológico Pierre Félix Bourdieu. Esperamos que essa análise traga importantes contribuições para a reflexão acerca da educação em nossos tempo. Bourdieu (1983) trata a escola como agente social capaz de múltiplas estratégias para contribuir com a manutenção do status quo, reproduzindo assim as desigualdades sociais. O autor utiliza para isso o conceito de habitus, que é compreendido por Bourdieu como “um sistema de disposições duráveis e intransponíveis que, integrando todas as experiências passadas, funciona a cada momento como uma matriz de percepções, de apreciações e de ações – e torna possível a realização de tarefas infinitamente diferenciadas, graças às transferências analógicas de esquemas (...).” (Bourdieu, 1983b, p.65). Compreendemos como incontornável a contribuição de Bourdieu para a educação mesmo nos dias atuais, por esta razão nos associamos a Setton (2002) e adotamos sua compreensão do conceito bourdiano de habitus em nosso estudo. Conhecendo mais a escola foi possível observar a importância da realização de projetos com os alunos para o desenvolvimento de suas habilidades tanto que a escola é referência no ensino de robótica, mesmo com baixos investimentos, possuindo também muitos outros projetos que buscam estimular os educandos a desenvolver sua criatividade como projetos de música, oficinas de palestras, contribuindo para a criação de novos habitus para os educandos. Compreendemos que qualidade na educação é bem mais que os índices das avaliações de rede ou que os desempenhos em vestibulares têm revelado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, PIERRE FÉLIX BOURDIEU, HABITUS, PERTENCIMENTO, PERTENCIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA17_ID8774_17092018165211.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RHALDNEY SOARES MARREIRO" "autor_nome_curto" => "RHALDNEY" "autor_email" => "rhaldney1983@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45834 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4041 "inscrito_id" => 8774 "titulo" => "A GESTÃO ESCOLAR E O HABITUS: O QUE NOS DIZ BOURDIEU?" "resumo" => "O presente trabalho tem como proposta analisar a gestão escolar da escola pública referência em ensino médio, localizada no município de Paulista - PE, à luz das contribuições do sociológico Pierre Félix Bourdieu. Esperamos que essa análise traga importantes contribuições para a reflexão acerca da educação em nossos tempo. Bourdieu (1983) trata a escola como agente social capaz de múltiplas estratégias para contribuir com a manutenção do status quo, reproduzindo assim as desigualdades sociais. O autor utiliza para isso o conceito de habitus, que é compreendido por Bourdieu como “um sistema de disposições duráveis e intransponíveis que, integrando todas as experiências passadas, funciona a cada momento como uma matriz de percepções, de apreciações e de ações – e torna possível a realização de tarefas infinitamente diferenciadas, graças às transferências analógicas de esquemas (...).” (Bourdieu, 1983b, p.65). Compreendemos como incontornável a contribuição de Bourdieu para a educação mesmo nos dias atuais, por esta razão nos associamos a Setton (2002) e adotamos sua compreensão do conceito bourdiano de habitus em nosso estudo. Conhecendo mais a escola foi possível observar a importância da realização de projetos com os alunos para o desenvolvimento de suas habilidades tanto que a escola é referência no ensino de robótica, mesmo com baixos investimentos, possuindo também muitos outros projetos que buscam estimular os educandos a desenvolver sua criatividade como projetos de música, oficinas de palestras, contribuindo para a criação de novos habitus para os educandos. Compreendemos que qualidade na educação é bem mais que os índices das avaliações de rede ou que os desempenhos em vestibulares têm revelado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, PIERRE FÉLIX BOURDIEU, HABITUS, PERTENCIMENTO, PERTENCIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA17_ID8774_17092018165211.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RHALDNEY SOARES MARREIRO" "autor_nome_curto" => "RHALDNEY" "autor_email" => "rhaldney1983@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }