Esta pesquisa buscou conhecer a relação estabelecida entre a escola e a família de crianças com
necessidades educacionais especiais, através da caracterização das atividades promovidas
pela equipe gestora de uma instituição de ensino localizada no município de Caruaru – PE e também da
forma como as famílias participam destas estratégias. Tem como referencial teórico autores que tratam
da gestão educacional e da educação inclusiva, bem como parâmetros legais e conceitos que aprofundam
este campo de pesquisa, tomando como referência Libâneo, Oliveira e Toschi (2005), Oliveira, Lopes.
Et. al. (2016) e Carvalho (2013). A metodologia fundamenta-se na abordagem qualitativa, desenvolvida
em uma escola municipal de Caruaru, que se destaca no município pelo quantitativo de estudantes
inclusos. Recorremos a observações em campo e a entrevista com profissionais da escola e familiares de
crianças inclusas, nos levando a perceber que as formas de participação familiar são diversas e que a
instituição preza por elas. Percebemos ainda a maneira plural como a relação família/escola se estabelece
nesta instituição e contribui diretamente para o desenvolvimento individual e coletivo de todos os atores
envolvidos no processo de escolarização e inclusão social.