Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROTAGONISMO E EMPODERAMENTO DE MULHERES AFRODESCENDENTES NO BRASIL: DESAFIOS PARA O SUCESSO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: ENSINO SUPERIOR, EMPODERAMENTO, MULHER AFRODESCENDENTE Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Pretende-se, neste trabalho, situar o empoderamento como expressão do protagonismo social das mulheres afrodescendentes, a partir das suas trajetórias ao longo dos anos. Dessa forma, deteremo-nos a um olhar bibliográfico sobre as categorias: Afrodescendência, Mulheres e Ensino Superior.Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e documental, sendo a natureza da pesquisa qualitativa. Objetiva-se, incitar o debate sobre as lutas e conquistas de mulheres afrodescendentes, tendo em vista alcançar autonomia e protagonismo na sociedade com o uso da graduação, como forma ascensão social, defendendo o sucesso no ensino superior mesmo frente os desafios enfrentados diuturnamente. Essa vontade marcante de pesquisar nasceu a partir da minha trajetória como mulher afrodescendentes, de baixa renda, natural de outra cidade, que ingressou no ensino superior através do sistema de cotas na graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, enfrentando desafios e superando cada um deles e ao subgrupo de pesquisadores que estudam juventudes, cultura de paz, EJA, gênero e relações étnico-raciais participantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Juventudes- NEPJUV onde esmero essas discussões. Neste sentido, alguns dos autores que subsidiaram essa discussão foram: Crenshaw (2002). Ribeiro (2017), Cunha Jr (2005), Martins (2013), Boakari (2010), Carvalho (2018), Jaccoud et al. (2008), Gomes et al (2011). Propõe-se, por fim, a ampliação da discussão acerca das lutas, a fim de que ocorram transformações e mais oportunidades de acesso ao ensino superior

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