O objetivo deste trabalho é socializar a experiência de vinculação social universitária desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde do Centro Universitário de Maringá-UniCesumar e analisá-la à luz do conceito de Comunidade de Prática, definido como um grupo de pessoas que compartilham conhecimento, em um contexto social de interação, com o fim de proporcionar aprendizagem, resolução de problemas e desenvolvimento de ideias. Participaram 19 profissionais de diversas áreas da saúde que, no marco da metodologia de aprendizagem-serviço, desenvolveram oito projetos de intervenção sócio-comunitária. Do relato da experiência emergiram alguns elementos que possibilitam compreender como ocorre o processo de transformação de um grupo acadêmico em uma comunidade de prática. Conclui-se que as experiências de vinculação social universitária podem ser pensadas como comunidades de aprendizagem que permitem desenvolver uma consciência coletiva entre os participantes mediante o diálogo, a colaboração e a retroalimentação, com o objetivo de reconhecer as possibilidades de ação frente a problemas comuns, de colaborar na geração de alternativas, se apropriar de metodologias e construir conhecimentos. Agência Financiadora: CAPES e ICETI.