O Projeto Trajetórias Sociais, Saberes e Práticas Docente, desenvolvido na Universidade de Vassouras, RJ, tem como proposta, investigar trajetórias sociais de professores e histórias de vida dos egressos dos cursos de Licenciatura. Pautado na legislação vigente e nas Políticas Públicas alvitra ainda, investigar os espaços de formação, entendendo os mesmos como locus da formação inicial e continuada. Trata de um estudo que à luz de autores renomados, como Paulo Freire, Nóvoa, Schon, Pimenta, entre outros, que discutem o tema formação de docente, bem como história de vida de professores, busca compreender os processos de ancoragem entre a formação docente e as práticas pedagógicas desenvolvidas nos espaços escolares. Para tanto, objetiva investigar a identidade de professor em sua construção, seja acadêmica, profissional ou pessoal e as trajetórias sociais do professor. A pesquisa é qualitativa, a metodologia de coleta e análise dos dados pautou-se na pesquisa qualitativa e documental com base na análise da legislação vigente e nos questionários e entrevistas semi-estruturadas. Para cumprirmos com os objetivos propostos apropriamos de ferramentas tecnológicas em benefício à expansão do campo da pesquisa. O formulário eletrônico contendo questionário semiaberto, de autopreenchimento, foi aprovado pelo Comitê de Ética de pesquisa Universidade Severino Sombra, agora Universidade de Vassouras. Através das redes sociais e grupos de whatsapp os professores da Universidade convidaram seus alunos egressos a responderem o questionário. Os resultados muito contribuem em propostas a serem elaboradas no cerne da instituição de ensino, bem como subsidia no desenvolvimento de ações da IES.