FORMAÇÃO PROFISSIONAL E SABERES DOCENTES: A TRAJETÓRIA DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47496 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3712 "inscrito_id" => 10220 "titulo" => "FORMAÇÃO PROFISSIONAL E SABERES DOCENTES: A TRAJETÓRIA DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS" "resumo" => "O Projeto Trajetórias Sociais, Saberes e Práticas Docente, desenvolvido na Universidade de Vassouras, RJ, tem como proposta, investigar trajetórias sociais de professores e histórias de vida dos egressos dos cursos de Licenciatura. Pautado na legislação vigente e nas Políticas Públicas alvitra ainda, investigar os espaços de formação, entendendo os mesmos como locus da formação inicial e continuada. Trata de um estudo que à luz de autores renomados, como Paulo Freire, Nóvoa, Schon, Pimenta, entre outros, que discutem o tema formação de docente, bem como história de vida de professores, busca compreender os processos de ancoragem entre a formação docente e as práticas pedagógicas desenvolvidas nos espaços escolares. Para tanto, objetiva investigar a identidade de professor em sua construção, seja acadêmica, profissional ou pessoal e as trajetórias sociais do professor. A pesquisa é qualitativa, a metodologia de coleta e análise dos dados pautou-se na pesquisa qualitativa e documental com base na análise da legislação vigente e nos questionários e entrevistas semi-estruturadas. Para cumprirmos com os objetivos propostos apropriamos de ferramentas tecnológicas em benefício à expansão do campo da pesquisa. O formulário eletrônico contendo questionário semiaberto, de autopreenchimento, foi aprovado pelo Comitê de Ética de pesquisa Universidade Severino Sombra, agora Universidade de Vassouras. Através das redes sociais e grupos de whatsapp os professores da Universidade convidaram seus alunos egressos a responderem o questionário. Os resultados muito contribuem em propostas a serem elaboradas no cerne da instituição de ensino, bem como subsidia no desenvolvimento de ações da IES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID10220_16092018215741.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANA MEDEIROS BATISTA AMORIM" "autor_nome_curto" => "SUZANA AMORIM" "autor_email" => "suzana-amorim@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE VASSOURAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47496 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3712 "inscrito_id" => 10220 "titulo" => "FORMAÇÃO PROFISSIONAL E SABERES DOCENTES: A TRAJETÓRIA DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS" "resumo" => "O Projeto Trajetórias Sociais, Saberes e Práticas Docente, desenvolvido na Universidade de Vassouras, RJ, tem como proposta, investigar trajetórias sociais de professores e histórias de vida dos egressos dos cursos de Licenciatura. Pautado na legislação vigente e nas Políticas Públicas alvitra ainda, investigar os espaços de formação, entendendo os mesmos como locus da formação inicial e continuada. Trata de um estudo que à luz de autores renomados, como Paulo Freire, Nóvoa, Schon, Pimenta, entre outros, que discutem o tema formação de docente, bem como história de vida de professores, busca compreender os processos de ancoragem entre a formação docente e as práticas pedagógicas desenvolvidas nos espaços escolares. Para tanto, objetiva investigar a identidade de professor em sua construção, seja acadêmica, profissional ou pessoal e as trajetórias sociais do professor. A pesquisa é qualitativa, a metodologia de coleta e análise dos dados pautou-se na pesquisa qualitativa e documental com base na análise da legislação vigente e nos questionários e entrevistas semi-estruturadas. Para cumprirmos com os objetivos propostos apropriamos de ferramentas tecnológicas em benefício à expansão do campo da pesquisa. O formulário eletrônico contendo questionário semiaberto, de autopreenchimento, foi aprovado pelo Comitê de Ética de pesquisa Universidade Severino Sombra, agora Universidade de Vassouras. Através das redes sociais e grupos de whatsapp os professores da Universidade convidaram seus alunos egressos a responderem o questionário. Os resultados muito contribuem em propostas a serem elaboradas no cerne da instituição de ensino, bem como subsidia no desenvolvimento de ações da IES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID10220_16092018215741.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANA MEDEIROS BATISTA AMORIM" "autor_nome_curto" => "SUZANA AMORIM" "autor_email" => "suzana-amorim@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE VASSOURAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }