Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO PROFISSIONAL E SABERES DOCENTES: A TRAJETÓRIA DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS

Palavra-chaves: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47496
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3712
    "inscrito_id" => 10220
    "titulo" => "FORMAÇÃO PROFISSIONAL E SABERES DOCENTES: A TRAJETÓRIA DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS"
    "resumo" => "O Projeto Trajetórias Sociais, Saberes e Práticas Docente, desenvolvido na Universidade de Vassouras, RJ, tem como proposta, investigar trajetórias sociais de professores e histórias de vida dos egressos dos cursos de Licenciatura. Pautado na legislação vigente e nas Políticas Públicas alvitra ainda, investigar os espaços de formação, entendendo os mesmos como locus da formação inicial e continuada. Trata de um estudo que à luz de autores renomados, como Paulo Freire, Nóvoa, Schon, Pimenta, entre outros, que discutem o tema formação de docente, bem como história de vida de professores, busca compreender os processos de ancoragem entre a formação docente e as práticas pedagógicas desenvolvidas nos espaços escolares.  Para tanto, objetiva investigar a identidade de professor em sua construção, seja acadêmica, profissional ou pessoal e as trajetórias sociais do professor.  A pesquisa é qualitativa, a metodologia de coleta e análise dos dados pautou-se na pesquisa qualitativa e documental com base na análise da legislação vigente e nos questionários e entrevistas semi-estruturadas. Para cumprirmos com os objetivos propostos apropriamos de ferramentas tecnológicas em benefício à expansão do campo da pesquisa. O formulário eletrônico contendo questionário semiaberto, de autopreenchimento, foi aprovado pelo Comitê de Ética de pesquisa Universidade Severino Sombra, agora Universidade de Vassouras. Através das redes sociais e grupos de whatsapp os professores da Universidade convidaram seus alunos egressos a responderem o questionário. Os resultados muito contribuem em propostas a serem elaboradas no cerne da instituição de ensino, bem como subsidia no desenvolvimento de ações da IES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID10220_16092018215741.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZANA MEDEIROS BATISTA AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "SUZANA AMORIM"
    "autor_email" => "suzana-amorim@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE VASSOURAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47496
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3712
    "inscrito_id" => 10220
    "titulo" => "FORMAÇÃO PROFISSIONAL E SABERES DOCENTES: A TRAJETÓRIA DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS"
    "resumo" => "O Projeto Trajetórias Sociais, Saberes e Práticas Docente, desenvolvido na Universidade de Vassouras, RJ, tem como proposta, investigar trajetórias sociais de professores e histórias de vida dos egressos dos cursos de Licenciatura. Pautado na legislação vigente e nas Políticas Públicas alvitra ainda, investigar os espaços de formação, entendendo os mesmos como locus da formação inicial e continuada. Trata de um estudo que à luz de autores renomados, como Paulo Freire, Nóvoa, Schon, Pimenta, entre outros, que discutem o tema formação de docente, bem como história de vida de professores, busca compreender os processos de ancoragem entre a formação docente e as práticas pedagógicas desenvolvidas nos espaços escolares.  Para tanto, objetiva investigar a identidade de professor em sua construção, seja acadêmica, profissional ou pessoal e as trajetórias sociais do professor.  A pesquisa é qualitativa, a metodologia de coleta e análise dos dados pautou-se na pesquisa qualitativa e documental com base na análise da legislação vigente e nos questionários e entrevistas semi-estruturadas. Para cumprirmos com os objetivos propostos apropriamos de ferramentas tecnológicas em benefício à expansão do campo da pesquisa. O formulário eletrônico contendo questionário semiaberto, de autopreenchimento, foi aprovado pelo Comitê de Ética de pesquisa Universidade Severino Sombra, agora Universidade de Vassouras. Através das redes sociais e grupos de whatsapp os professores da Universidade convidaram seus alunos egressos a responderem o questionário. Os resultados muito contribuem em propostas a serem elaboradas no cerne da instituição de ensino, bem como subsidia no desenvolvimento de ações da IES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID10220_16092018215741.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZANA MEDEIROS BATISTA AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "SUZANA AMORIM"
    "autor_email" => "suzana-amorim@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE VASSOURAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O Projeto Trajetórias Sociais, Saberes e Práticas Docente, desenvolvido na Universidade de Vassouras, RJ, tem como proposta, investigar trajetórias sociais de professores e histórias de vida dos egressos dos cursos de Licenciatura. Pautado na legislação vigente e nas Políticas Públicas alvitra ainda, investigar os espaços de formação, entendendo os mesmos como locus da formação inicial e continuada. Trata de um estudo que à luz de autores renomados, como Paulo Freire, Nóvoa, Schon, Pimenta, entre outros, que discutem o tema formação de docente, bem como história de vida de professores, busca compreender os processos de ancoragem entre a formação docente e as práticas pedagógicas desenvolvidas nos espaços escolares. Para tanto, objetiva investigar a identidade de professor em sua construção, seja acadêmica, profissional ou pessoal e as trajetórias sociais do professor. A pesquisa é qualitativa, a metodologia de coleta e análise dos dados pautou-se na pesquisa qualitativa e documental com base na análise da legislação vigente e nos questionários e entrevistas semi-estruturadas. Para cumprirmos com os objetivos propostos apropriamos de ferramentas tecnológicas em benefício à expansão do campo da pesquisa. O formulário eletrônico contendo questionário semiaberto, de autopreenchimento, foi aprovado pelo Comitê de Ética de pesquisa Universidade Severino Sombra, agora Universidade de Vassouras. Através das redes sociais e grupos de whatsapp os professores da Universidade convidaram seus alunos egressos a responderem o questionário. Os resultados muito contribuem em propostas a serem elaboradas no cerne da instituição de ensino, bem como subsidia no desenvolvimento de ações da IES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.