Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO DIDÁTICO BOLICHE VEGETAL, IDENTIFICANDO AS BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS

Palavra-chaves: LUDICIDADE, BOTÂNICA, ENSINO-APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47696
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4699
    "inscrito_id" => 8925
    "titulo" => "JOGO DIDÁTICO BOLICHE VEGETAL, IDENTIFICANDO AS BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS"
    "resumo" => "O presente projeto trata-se de um jogo didático criado para compreender melhor o conteúdo ministrado na aula de botânica na disciplina de biologia e, da importância de utilizar um jogo didático no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Tem como objetivo construir um jogo didático para assimilar melhor os conteúdos de briófitas e pteridófitas. O jogo didático foi elaborado por estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas e será aplicado para os discentes do 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Santana do São Francisco no estado de Sergipe, no turno matutino. O jogo foi denominado boliche vegetal, pois todo o material usado para a confecção são materiais de baixo custo e que pode ser reciclado, para incentivá-los a preservar o meio ambiente.  O jogo tem como propósito  estimular a socialização e participação dos alunos e verificar os resultados obtidos após a implementação do jogo didático. Para isso serão distribuídos questionários semiestruturados antes e após o jogo para saber a opinião dos discentes entrevistados a respeito do jogo didático aplicado e sobre o desempenho dos graduandos em ciências biológicas na aula expositiva que será dada anteriormente.Espera-se que o jogo seja construto no processo de ensino/aprendizagem dos alunos, no tocante ao estudo das briófitas e pteridófitas, através da compreensão do conteúdo ministrado, pelo professor, ou se no caso não ter sido, pela a equipe em questão, facilitado pela interação e participação dos mesmos de forma lúdica através do jogo. Conclui-se que o jogo didático boliche vegetal poderá contribuir para o aprendizado de botânica, auxiliando na compreensão dos conteúdos de briófitas e pteridófitas mediado pelo professor. Propiciando uma aula mais lúdica conciliando teoria e prática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, BOTÂNICA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID8925_17092018235148.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO ANTÔNIO DA SILVA FERNANDES "
    "autor_nome_curto" => "JOÃO ANTÔNIO DA SILVA FERNANDE"
    "autor_email" => "atdr_17_joao@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47696
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4699
    "inscrito_id" => 8925
    "titulo" => "JOGO DIDÁTICO BOLICHE VEGETAL, IDENTIFICANDO AS BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS"
    "resumo" => "O presente projeto trata-se de um jogo didático criado para compreender melhor o conteúdo ministrado na aula de botânica na disciplina de biologia e, da importância de utilizar um jogo didático no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Tem como objetivo construir um jogo didático para assimilar melhor os conteúdos de briófitas e pteridófitas. O jogo didático foi elaborado por estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas e será aplicado para os discentes do 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Santana do São Francisco no estado de Sergipe, no turno matutino. O jogo foi denominado boliche vegetal, pois todo o material usado para a confecção são materiais de baixo custo e que pode ser reciclado, para incentivá-los a preservar o meio ambiente.  O jogo tem como propósito  estimular a socialização e participação dos alunos e verificar os resultados obtidos após a implementação do jogo didático. Para isso serão distribuídos questionários semiestruturados antes e após o jogo para saber a opinião dos discentes entrevistados a respeito do jogo didático aplicado e sobre o desempenho dos graduandos em ciências biológicas na aula expositiva que será dada anteriormente.Espera-se que o jogo seja construto no processo de ensino/aprendizagem dos alunos, no tocante ao estudo das briófitas e pteridófitas, através da compreensão do conteúdo ministrado, pelo professor, ou se no caso não ter sido, pela a equipe em questão, facilitado pela interação e participação dos mesmos de forma lúdica através do jogo. Conclui-se que o jogo didático boliche vegetal poderá contribuir para o aprendizado de botânica, auxiliando na compreensão dos conteúdos de briófitas e pteridófitas mediado pelo professor. Propiciando uma aula mais lúdica conciliando teoria e prática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, BOTÂNICA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID8925_17092018235148.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO ANTÔNIO DA SILVA FERNANDES "
    "autor_nome_curto" => "JOÃO ANTÔNIO DA SILVA FERNANDE"
    "autor_email" => "atdr_17_joao@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente projeto trata-se de um jogo didático criado para compreender melhor o conteúdo ministrado na aula de botânica na disciplina de biologia e, da importância de utilizar um jogo didático no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Tem como objetivo construir um jogo didático para assimilar melhor os conteúdos de briófitas e pteridófitas. O jogo didático foi elaborado por estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas e será aplicado para os discentes do 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Santana do São Francisco no estado de Sergipe, no turno matutino. O jogo foi denominado boliche vegetal, pois todo o material usado para a confecção são materiais de baixo custo e que pode ser reciclado, para incentivá-los a preservar o meio ambiente. O jogo tem como propósito estimular a socialização e participação dos alunos e verificar os resultados obtidos após a implementação do jogo didático. Para isso serão distribuídos questionários semiestruturados antes e após o jogo para saber a opinião dos discentes entrevistados a respeito do jogo didático aplicado e sobre o desempenho dos graduandos em ciências biológicas na aula expositiva que será dada anteriormente.Espera-se que o jogo seja construto no processo de ensino/aprendizagem dos alunos, no tocante ao estudo das briófitas e pteridófitas, através da compreensão do conteúdo ministrado, pelo professor, ou se no caso não ter sido, pela a equipe em questão, facilitado pela interação e participação dos mesmos de forma lúdica através do jogo. Conclui-se que o jogo didático boliche vegetal poderá contribuir para o aprendizado de botânica, auxiliando na compreensão dos conteúdos de briófitas e pteridófitas mediado pelo professor. Propiciando uma aula mais lúdica conciliando teoria e prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.