LETRAMENTO LITERÁRIO E A MEDIAÇÃO DA LEITURA NA SALA DE AULA ATRAVÉS DOS CONTOS DA PAZ E MARACABUL DE MARCELINO FREIRE
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47750 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4390 "inscrito_id" => 4939 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO E A MEDIAÇÃO DA LEITURA NA SALA DE AULA ATRAVÉS DOS CONTOS DA PAZ E MARACABUL DE MARCELINO FREIRE" "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo analisar na sala de aula através da mediação de leitura os contos Da Paz e Maracabul, de Marcelino Freire, usando como pressuposto teórico-metodológico o Letramento Literário. A partir das etapas da sequência básica como motivação, introdução, leitura e interpretação, e algumas contextualizações da sequência expandida será realizada uma análise dos contos na sala de aula, possibilitando ampliar o horizonte de expectativa do aluno, trazendo à tona as sensações que o texto poderá proporcionar aos alunos. Os contos apresentam um discurso ambivalente, o conto Da Paz possui um lado negativo – degenerador – que mostra a paz de maneira grotesca e irônica e o lado positivo – regenerador – que revela a liberdade discursiva do personagem de expor seu ponto de vista sobre a paz. O conto Maracabul é narrado por uma criança que sonha em receber no Natal, das mãos do Papai Noel, uma arma de fogo, Marcelino Freire foca a narrativa no exame das contradições de uma criança da periferia, possibilitando uma compreensão maior do personagem. Dessa forma, os contos trazem um discurso carnavalizado subvertendo a ordem social e moral. Portanto, com a aplicabilidade dos contos Da Paz e Maracabul em sala de aula espera-se que os educandos percebam os vários aspectos da nossa literatura e cultura, como também apresentem um nível de compreensão satisfatória sobre o texto literário, principalmente aqueles que apresentam elementos do conto contemporâneo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERARIO, MEDIAÇÃO, CONTO CONTEMPORANEO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID4939_17092018215831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIENE DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACIENE SILVA" "autor_email" => "jacyjd.silva@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47750 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4390 "inscrito_id" => 4939 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO E A MEDIAÇÃO DA LEITURA NA SALA DE AULA ATRAVÉS DOS CONTOS DA PAZ E MARACABUL DE MARCELINO FREIRE" "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo analisar na sala de aula através da mediação de leitura os contos Da Paz e Maracabul, de Marcelino Freire, usando como pressuposto teórico-metodológico o Letramento Literário. A partir das etapas da sequência básica como motivação, introdução, leitura e interpretação, e algumas contextualizações da sequência expandida será realizada uma análise dos contos na sala de aula, possibilitando ampliar o horizonte de expectativa do aluno, trazendo à tona as sensações que o texto poderá proporcionar aos alunos. Os contos apresentam um discurso ambivalente, o conto Da Paz possui um lado negativo – degenerador – que mostra a paz de maneira grotesca e irônica e o lado positivo – regenerador – que revela a liberdade discursiva do personagem de expor seu ponto de vista sobre a paz. O conto Maracabul é narrado por uma criança que sonha em receber no Natal, das mãos do Papai Noel, uma arma de fogo, Marcelino Freire foca a narrativa no exame das contradições de uma criança da periferia, possibilitando uma compreensão maior do personagem. Dessa forma, os contos trazem um discurso carnavalizado subvertendo a ordem social e moral. Portanto, com a aplicabilidade dos contos Da Paz e Maracabul em sala de aula espera-se que os educandos percebam os vários aspectos da nossa literatura e cultura, como também apresentem um nível de compreensão satisfatória sobre o texto literário, principalmente aqueles que apresentam elementos do conto contemporâneo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERARIO, MEDIAÇÃO, CONTO CONTEMPORANEO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID4939_17092018215831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIENE DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACIENE SILVA" "autor_email" => "jacyjd.silva@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }