A presente pesquisa tem como objetivo analisar na sala de aula através da mediação de leitura os contos Da Paz e Maracabul, de Marcelino Freire, usando como pressuposto teórico-metodológico o Letramento Literário. A partir das etapas da sequência básica como motivação, introdução, leitura e interpretação, e algumas contextualizações da sequência expandida será realizada uma análise dos contos na sala de aula, possibilitando ampliar o horizonte de expectativa do aluno, trazendo à tona as sensações que o texto poderá proporcionar aos alunos. Os contos apresentam um discurso ambivalente, o conto Da Paz possui um lado negativo – degenerador – que mostra a paz de maneira grotesca e irônica e o lado positivo – regenerador – que revela a liberdade discursiva do personagem de expor seu ponto de vista sobre a paz. O conto Maracabul é narrado por uma criança que sonha em receber no Natal, das mãos do Papai Noel, uma arma de fogo, Marcelino Freire foca a narrativa no exame das contradições de uma criança da periferia, possibilitando uma compreensão maior do personagem. Dessa forma, os contos trazem um discurso carnavalizado subvertendo a ordem social e moral. Portanto, com a aplicabilidade dos contos Da Paz e Maracabul em sala de aula espera-se que os educandos percebam os vários aspectos da nossa literatura e cultura, como também apresentem um nível de compreensão satisfatória sobre o texto literário, principalmente aqueles que apresentam elementos do conto contemporâneo.