Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIBRAS: APRENDER PARA INCLUIR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL, NO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA – CEARA

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA, INCLUSÃO, LIBRAS Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47765
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4621
    "inscrito_id" => 9499
    "titulo" => "LIBRAS: APRENDER PARA INCLUIR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL, NO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA – CEARA"
    "resumo" => "O presente artigo faz uma abordagem acerca da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, na escola regular, refletindo sobre sua contribuição para a inserção social das pessoas com deficiência auditiva em uma escola municipal, no município de Itapipoca, Ceará. Considerando que a socialização de uma segunda língua —a Libras — promove no ser humano um desenvolvimento de interação entre os sujeitos surdos, este trabalho se justifica pela necessidade de conhecer a Língua Brasileira de Sinais para interação dos surdos na sociedade. Para realização desta pesquisa, baseou-se nos estudos bibliográficos e vivências defendendo que as pessoas com deficiência necessitam ser incluídas na escola e aconteça a aprendizagem dessas pessoas.  Foram construídas duas perspectivas de análise, que nortearam esta investigação: os fatores que propiciam e que dificultam a relação da pessoa surda com a escola e as relações existentes entre docentes ouvintes e discentes com deficiência auditiva.  Foi realizada uma observação em sala de aula com o intuito de avaliar conceitos e concepções sobre a inclusão da libras para ouvintes e surdos. Os resultados indicaram que é fundamental a apropriação por parte do professores ouvintes da Libras para a inclusão da pessoa com deficiência na escola. Utilizar somente como proposta curricular os conteúdos não satisfaz a necessidade de inclusão da pessoa com deficiência. Constatou-se a importância  em aprender uma segunda língua dando prioridade as pessoas com deficiência auditiva que são excluídas da sociedade pela ausência de conhecimento e prática da libras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA, INCLUSÃO, LIBRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID9499_17092018232804.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARATRICIA MARIA MARTINS FREIRE"
    "autor_nome_curto" => "ARATRICIA"
    "autor_email" => "aratriciama@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47765
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4621
    "inscrito_id" => 9499
    "titulo" => "LIBRAS: APRENDER PARA INCLUIR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL, NO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA – CEARA"
    "resumo" => "O presente artigo faz uma abordagem acerca da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, na escola regular, refletindo sobre sua contribuição para a inserção social das pessoas com deficiência auditiva em uma escola municipal, no município de Itapipoca, Ceará. Considerando que a socialização de uma segunda língua —a Libras — promove no ser humano um desenvolvimento de interação entre os sujeitos surdos, este trabalho se justifica pela necessidade de conhecer a Língua Brasileira de Sinais para interação dos surdos na sociedade. Para realização desta pesquisa, baseou-se nos estudos bibliográficos e vivências defendendo que as pessoas com deficiência necessitam ser incluídas na escola e aconteça a aprendizagem dessas pessoas.  Foram construídas duas perspectivas de análise, que nortearam esta investigação: os fatores que propiciam e que dificultam a relação da pessoa surda com a escola e as relações existentes entre docentes ouvintes e discentes com deficiência auditiva.  Foi realizada uma observação em sala de aula com o intuito de avaliar conceitos e concepções sobre a inclusão da libras para ouvintes e surdos. Os resultados indicaram que é fundamental a apropriação por parte do professores ouvintes da Libras para a inclusão da pessoa com deficiência na escola. Utilizar somente como proposta curricular os conteúdos não satisfaz a necessidade de inclusão da pessoa com deficiência. Constatou-se a importância  em aprender uma segunda língua dando prioridade as pessoas com deficiência auditiva que são excluídas da sociedade pela ausência de conhecimento e prática da libras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA, INCLUSÃO, LIBRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID9499_17092018232804.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARATRICIA MARIA MARTINS FREIRE"
    "autor_nome_curto" => "ARATRICIA"
    "autor_email" => "aratriciama@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo faz uma abordagem acerca da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, na escola regular, refletindo sobre sua contribuição para a inserção social das pessoas com deficiência auditiva em uma escola municipal, no município de Itapipoca, Ceará. Considerando que a socialização de uma segunda língua —a Libras — promove no ser humano um desenvolvimento de interação entre os sujeitos surdos, este trabalho se justifica pela necessidade de conhecer a Língua Brasileira de Sinais para interação dos surdos na sociedade. Para realização desta pesquisa, baseou-se nos estudos bibliográficos e vivências defendendo que as pessoas com deficiência necessitam ser incluídas na escola e aconteça a aprendizagem dessas pessoas. Foram construídas duas perspectivas de análise, que nortearam esta investigação: os fatores que propiciam e que dificultam a relação da pessoa surda com a escola e as relações existentes entre docentes ouvintes e discentes com deficiência auditiva. Foi realizada uma observação em sala de aula com o intuito de avaliar conceitos e concepções sobre a inclusão da libras para ouvintes e surdos. Os resultados indicaram que é fundamental a apropriação por parte do professores ouvintes da Libras para a inclusão da pessoa com deficiência na escola. Utilizar somente como proposta curricular os conteúdos não satisfaz a necessidade de inclusão da pessoa com deficiência. Constatou-se a importância em aprender uma segunda língua dando prioridade as pessoas com deficiência auditiva que são excluídas da sociedade pela ausência de conhecimento e prática da libras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.