Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE HQS COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: HISTÓRIAS EM QUADRINHO, METODOLOGIA, ENSINO DE HISTÓRIA Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49270
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2472
    "inscrito_id" => 4986
    "titulo" => "USO DE HQS COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "Este artigo abordou, por intermédio de levantamento bibliográfico, o uso das HQs como metodologia de ensino em história. Sendo assim, o trabalho objetiva utilizar as histórias em quadrinhos como método de reforço no processo de ensino, destacando seus pontos positivos para que seja agregado durante o vínculo estudantil na Pedagogia relacional, tendo como intuito, nesse caso, o repasse do conhecimento histórico de uma forma além da tradicional. Dessa forma, nesse estudo, é destacada a maneira com a qual as HQs podem carregar conhecimento e repassar de forma rápida para os alunos, pois ao revisar essas histórias com uma visão contextualizada é notória a percepção de que a maioria dos enredos são narrados com embasamento em fatos históricos carregados, muitas vezes, de explicações sobre os acontecidos. Dessa forma a discussão se mostra imprescindível para discutir as relações entre ensino e aprendizagem, uma vez que há uma urgência necessidade de quebrar o paradigma formal das Instituições de ensino, as quais, geralmente, tolhem e reprovam as novas metodologias para não fugir do tradicionalismo. Conclui-se que os argumentos levantados defendem a tese que as HQs se mostram muito válidas para os ensinos de história e as construções do saber, uma vez que são fundamentalmente carregados de informações e diretrizes contextualizadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHO, METODOLOGIA, ENSINO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID4986_10092018121713.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLADYSON PAULO OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GLADYSON"
    "autor_email" => "gladysonpaulo@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49270
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2472
    "inscrito_id" => 4986
    "titulo" => "USO DE HQS COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "Este artigo abordou, por intermédio de levantamento bibliográfico, o uso das HQs como metodologia de ensino em história. Sendo assim, o trabalho objetiva utilizar as histórias em quadrinhos como método de reforço no processo de ensino, destacando seus pontos positivos para que seja agregado durante o vínculo estudantil na Pedagogia relacional, tendo como intuito, nesse caso, o repasse do conhecimento histórico de uma forma além da tradicional. Dessa forma, nesse estudo, é destacada a maneira com a qual as HQs podem carregar conhecimento e repassar de forma rápida para os alunos, pois ao revisar essas histórias com uma visão contextualizada é notória a percepção de que a maioria dos enredos são narrados com embasamento em fatos históricos carregados, muitas vezes, de explicações sobre os acontecidos. Dessa forma a discussão se mostra imprescindível para discutir as relações entre ensino e aprendizagem, uma vez que há uma urgência necessidade de quebrar o paradigma formal das Instituições de ensino, as quais, geralmente, tolhem e reprovam as novas metodologias para não fugir do tradicionalismo. Conclui-se que os argumentos levantados defendem a tese que as HQs se mostram muito válidas para os ensinos de história e as construções do saber, uma vez que são fundamentalmente carregados de informações e diretrizes contextualizadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHO, METODOLOGIA, ENSINO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID4986_10092018121713.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLADYSON PAULO OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GLADYSON"
    "autor_email" => "gladysonpaulo@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo abordou, por intermédio de levantamento bibliográfico, o uso das HQs como metodologia de ensino em história. Sendo assim, o trabalho objetiva utilizar as histórias em quadrinhos como método de reforço no processo de ensino, destacando seus pontos positivos para que seja agregado durante o vínculo estudantil na Pedagogia relacional, tendo como intuito, nesse caso, o repasse do conhecimento histórico de uma forma além da tradicional. Dessa forma, nesse estudo, é destacada a maneira com a qual as HQs podem carregar conhecimento e repassar de forma rápida para os alunos, pois ao revisar essas histórias com uma visão contextualizada é notória a percepção de que a maioria dos enredos são narrados com embasamento em fatos históricos carregados, muitas vezes, de explicações sobre os acontecidos. Dessa forma a discussão se mostra imprescindível para discutir as relações entre ensino e aprendizagem, uma vez que há uma urgência necessidade de quebrar o paradigma formal das Instituições de ensino, as quais, geralmente, tolhem e reprovam as novas metodologias para não fugir do tradicionalismo. Conclui-se que os argumentos levantados defendem a tese que as HQs se mostram muito válidas para os ensinos de história e as construções do saber, uma vez que são fundamentalmente carregados de informações e diretrizes contextualizadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.