Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA AFROCENTRADA E A LEI 10.639/03: CÍRCULO DE LEITURA DA BIBLIOTECA DO IFRJ/CAMPUS NITERÓI

Palavra-chaves: LEI 10.639/03, IGUALDADE RACIAL, DIVERSIDADE, LEITURA, LEITURA Comunicação Oral (CO) GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47773
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4527
    "inscrito_id" => 6689
    "titulo" => "LITERATURA AFROCENTRADA E A LEI 10.639/03: CÍRCULO DE LEITURA DA BIBLIOTECA DO IFRJ/CAMPUS NITERÓI"
    "resumo" => "Apresenta-se aqui as inciativas para a promoção de círculo de leitura e produção cultural (poesia, sarau, música, teatro), usando os livros que abordam a história e cultura africana e afro-brasileira, em atendimento às diretrizes da lei 10.639/03. Como suporte, serão utilizadas obras do acervo bibliográfico da Biblioteca do IFRJ. O acervo inclui títulos de obras literárias da autora Conceição Evaristo, do autor Ondjaki e também paradidáticos voltados ao ensino de história da África e da cultura afro-brasileira. A biblioteca promoverá encontros nos quais as leituras dos textos selecionados servirão de base para a promoção de atividades artístico-culturais. Visa-se a promoção da leitura, da produção artística, disseminação dos conteúdos e contextos das obras dos autores citados, contribuindo para o avanço da competência informacional do público envolvido. O projeto é orientado para o público interno: discentes, docentes e técnicos administrativos, bem como para o público externo, voltando-se para atividades direcionadas ao público das escolas no entorno, docentes, discentes, estagiários, gestores, promotores culturais, agentes da educação. Também serão promovidas 03 atividades de troca-troca literário, durante os quais a equipe da biblioteca e demais envolvidos com o projeto buscarão fortalecer os contatos com o público externo, por meio das visitas/divulgação nas unidades de ensino municipal e estadual, previstas no cronograma. O troca-troca literário possibilita o (re)conhecimento de iniciativas já desenvolvidas nas instituições do entorno que sejam voltadas à implementação da Lei 10.639/03. Identificadas estas ações, a equipe promove/intensifica o encontro entre o projeto e demais iniciativas afins desenvolvidas nas escolas do entorno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena"
    "palavra_chave" => "LEI 10.639/03, IGUALDADE RACIAL, DIVERSIDADE, LEITURA, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA6_ID6689_17092018225648.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINE BORGES CARIELLO"
    "autor_nome_curto" => "KARINE CARIELLO"
    "autor_email" => "karine.cariello@ifrj.edu."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47773
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4527
    "inscrito_id" => 6689
    "titulo" => "LITERATURA AFROCENTRADA E A LEI 10.639/03: CÍRCULO DE LEITURA DA BIBLIOTECA DO IFRJ/CAMPUS NITERÓI"
    "resumo" => "Apresenta-se aqui as inciativas para a promoção de círculo de leitura e produção cultural (poesia, sarau, música, teatro), usando os livros que abordam a história e cultura africana e afro-brasileira, em atendimento às diretrizes da lei 10.639/03. Como suporte, serão utilizadas obras do acervo bibliográfico da Biblioteca do IFRJ. O acervo inclui títulos de obras literárias da autora Conceição Evaristo, do autor Ondjaki e também paradidáticos voltados ao ensino de história da África e da cultura afro-brasileira. A biblioteca promoverá encontros nos quais as leituras dos textos selecionados servirão de base para a promoção de atividades artístico-culturais. Visa-se a promoção da leitura, da produção artística, disseminação dos conteúdos e contextos das obras dos autores citados, contribuindo para o avanço da competência informacional do público envolvido. O projeto é orientado para o público interno: discentes, docentes e técnicos administrativos, bem como para o público externo, voltando-se para atividades direcionadas ao público das escolas no entorno, docentes, discentes, estagiários, gestores, promotores culturais, agentes da educação. Também serão promovidas 03 atividades de troca-troca literário, durante os quais a equipe da biblioteca e demais envolvidos com o projeto buscarão fortalecer os contatos com o público externo, por meio das visitas/divulgação nas unidades de ensino municipal e estadual, previstas no cronograma. O troca-troca literário possibilita o (re)conhecimento de iniciativas já desenvolvidas nas instituições do entorno que sejam voltadas à implementação da Lei 10.639/03. Identificadas estas ações, a equipe promove/intensifica o encontro entre o projeto e demais iniciativas afins desenvolvidas nas escolas do entorno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena"
    "palavra_chave" => "LEI 10.639/03, IGUALDADE RACIAL, DIVERSIDADE, LEITURA, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA6_ID6689_17092018225648.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINE BORGES CARIELLO"
    "autor_nome_curto" => "KARINE CARIELLO"
    "autor_email" => "karine.cariello@ifrj.edu."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Apresenta-se aqui as inciativas para a promoção de círculo de leitura e produção cultural (poesia, sarau, música, teatro), usando os livros que abordam a história e cultura africana e afro-brasileira, em atendimento às diretrizes da lei 10.639/03. Como suporte, serão utilizadas obras do acervo bibliográfico da Biblioteca do IFRJ. O acervo inclui títulos de obras literárias da autora Conceição Evaristo, do autor Ondjaki e também paradidáticos voltados ao ensino de história da África e da cultura afro-brasileira. A biblioteca promoverá encontros nos quais as leituras dos textos selecionados servirão de base para a promoção de atividades artístico-culturais. Visa-se a promoção da leitura, da produção artística, disseminação dos conteúdos e contextos das obras dos autores citados, contribuindo para o avanço da competência informacional do público envolvido. O projeto é orientado para o público interno: discentes, docentes e técnicos administrativos, bem como para o público externo, voltando-se para atividades direcionadas ao público das escolas no entorno, docentes, discentes, estagiários, gestores, promotores culturais, agentes da educação. Também serão promovidas 03 atividades de troca-troca literário, durante os quais a equipe da biblioteca e demais envolvidos com o projeto buscarão fortalecer os contatos com o público externo, por meio das visitas/divulgação nas unidades de ensino municipal e estadual, previstas no cronograma. O troca-troca literário possibilita o (re)conhecimento de iniciativas já desenvolvidas nas instituições do entorno que sejam voltadas à implementação da Lei 10.639/03. Identificadas estas ações, a equipe promove/intensifica o encontro entre o projeto e demais iniciativas afins desenvolvidas nas escolas do entorno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.