Este trabalho visa avaliar a eficiência de experimentos de física com aplicação ambiental no aprendizado dos alunos com apresentação de conceitos que envolvem a prática da experimentação como forma de ilustração e demonstração de fenômenos físicos e ambientais com a intenção de aprimorar os conhecimentos científicos, interesse pelas ciências físicas e biológicas além de desenvolver uma consciência ambiental. Para que os objetivos propostos para a elaboração do presente trabalho fossem alcançados (avaliar a eficiência de experimentos de física com aplicação ambiental no aprendizado dos alunos, melhorar o entendimento e conscientizar os alunos sobre a poluição do meio ambiente através da experimentação) foi realizado uma pesquisa de abordagem (qualiquantitativa). O presente estudo foi aplicado com 32 alunos do curso de administração integrado ao médio do Instituto Federal de Ciências Educação e Tecnologia – IFPI campus Angical, na cidade de Angical do Piauí. Antes que fosse abordado o conteúdo e mostrado o funcionamento do experimento foi aplicado aos discentes uma avaliação diagnostica (pré-teste), para avaliar seus conhecimentos prévios. Posteriormente à aplicação do pré-teste foram recolhidas e em seguida foi ministrado uma aula sobre os princípios e o surgimento da eletrostática, na qual é o conteúdo que aborda a experimentação, assim buscando formular o senso crítico do alunado de acordo com o dia dia em que estão inseridos. Observamos que o ensino expositivo apenas professor/aluno, a cada dia que passa vem se tornando inadequado para uma boa aprendizagem. O mundo está em constante evolução em se tratando de novas tecnologias, métodos de estudos entre outros e como profissional competente o professor deve estar em constate aperfeiçoamento de suas práticas e métodos. Podemos concluir a partir do trabalho realizado, que apesar da renovação constante dos modelos de ensino, ainda existe uma lacuna de informações acerca das questões ambientais e da interdisciplinaridade no ambiente escolar. A cada dia a discussão de temas ambientais faz-se mais necessária no âmbito escolar pela sua importância e deve ser debatida com mais frequência pois a continuação e preservação da vida no planeta depende muita da construção e formação de novas ideias, meios e caminhos de se construir um ambiente mais colaborativo para a coexistência das espécies. Constatamos que há uma necessidade mais abrangente na divulgação de temas ambientais e de sua proliferação em sala, também existe uma deficiência na construção do conhecimento dos alunos no que se refere a formação de opinião e de se tornarem cada vez mais questionadores. Contudo, essa deficiência vem sendo vencida através do uso da experimentação como meio de correlação e fixação do conhecimento, melhorando a construção do aprendizado e a relação professor/aluno/disciplinas.