CONSTRUÇÃO DE UM PRECIPITADOR ELETROSTÁTICO, UMA PROPOSTA PARA CONTEXTUALIZAR TEMAS AMBIENTAIS EM AULAS DE FÍSICA.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46789 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1833 "inscrito_id" => 3739 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE UM PRECIPITADOR ELETROSTÁTICO, UMA PROPOSTA PARA CONTEXTUALIZAR TEMAS AMBIENTAIS EM AULAS DE FÍSICA." "resumo" => "Este trabalho visa avaliar a eficiência de experimentos de física com aplicação ambiental no aprendizado dos alunos com apresentação de conceitos que envolvem a prática da experimentação como forma de ilustração e demonstração de fenômenos físicos e ambientais com a intenção de aprimorar os conhecimentos científicos, interesse pelas ciências físicas e biológicas além de desenvolver uma consciência ambiental. Para que os objetivos propostos para a elaboração do presente trabalho fossem alcançados (avaliar a eficiência de experimentos de física com aplicação ambiental no aprendizado dos alunos, melhorar o entendimento e conscientizar os alunos sobre a poluição do meio ambiente através da experimentação) foi realizado uma pesquisa de abordagem (qualiquantitativa). O presente estudo foi aplicado com 32 alunos do curso de administração integrado ao médio do Instituto Federal de Ciências Educação e Tecnologia – IFPI campus Angical, na cidade de Angical do Piauí. Antes que fosse abordado o conteúdo e mostrado o funcionamento do experimento foi aplicado aos discentes uma avaliação diagnostica (pré-teste), para avaliar seus conhecimentos prévios. Posteriormente à aplicação do pré-teste foram recolhidas e em seguida foi ministrado uma aula sobre os princípios e o surgimento da eletrostática, na qual é o conteúdo que aborda a experimentação, assim buscando formular o senso crítico do alunado de acordo com o dia dia em que estão inseridos. Observamos que o ensino expositivo apenas professor/aluno, a cada dia que passa vem se tornando inadequado para uma boa aprendizagem. O mundo está em constante evolução em se tratando de novas tecnologias, métodos de estudos entre outros e como profissional competente o professor deve estar em constate aperfeiçoamento de suas práticas e métodos. Podemos concluir a partir do trabalho realizado, que apesar da renovação constante dos modelos de ensino, ainda existe uma lacuna de informações acerca das questões ambientais e da interdisciplinaridade no ambiente escolar. A cada dia a discussão de temas ambientais faz-se mais necessária no âmbito escolar pela sua importância e deve ser debatida com mais frequência pois a continuação e preservação da vida no planeta depende muita da construção e formação de novas ideias, meios e caminhos de se construir um ambiente mais colaborativo para a coexistência das espécies. Constatamos que há uma necessidade mais abrangente na divulgação de temas ambientais e de sua proliferação em sala, também existe uma deficiência na construção do conhecimento dos alunos no que se refere a formação de opinião e de se tornarem cada vez mais questionadores. Contudo, essa deficiência vem sendo vencida através do uso da experimentação como meio de correlação e fixação do conhecimento, melhorando a construção do aprendizado e a relação professor/aluno/disciplinas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ENSINO, EXPERIMENTAÇÃO, PRECIPITADOR ELETROSTÁTICO, MEIO AMBIENTE, MEIO AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID3739_08092018214130.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO MOURA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "eduardo.ifpi@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46789 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1833 "inscrito_id" => 3739 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE UM PRECIPITADOR ELETROSTÁTICO, UMA PROPOSTA PARA CONTEXTUALIZAR TEMAS AMBIENTAIS EM AULAS DE FÍSICA." "resumo" => "Este trabalho visa avaliar a eficiência de experimentos de física com aplicação ambiental no aprendizado dos alunos com apresentação de conceitos que envolvem a prática da experimentação como forma de ilustração e demonstração de fenômenos físicos e ambientais com a intenção de aprimorar os conhecimentos científicos, interesse pelas ciências físicas e biológicas além de desenvolver uma consciência ambiental. Para que os objetivos propostos para a elaboração do presente trabalho fossem alcançados (avaliar a eficiência de experimentos de física com aplicação ambiental no aprendizado dos alunos, melhorar o entendimento e conscientizar os alunos sobre a poluição do meio ambiente através da experimentação) foi realizado uma pesquisa de abordagem (qualiquantitativa). O presente estudo foi aplicado com 32 alunos do curso de administração integrado ao médio do Instituto Federal de Ciências Educação e Tecnologia – IFPI campus Angical, na cidade de Angical do Piauí. Antes que fosse abordado o conteúdo e mostrado o funcionamento do experimento foi aplicado aos discentes uma avaliação diagnostica (pré-teste), para avaliar seus conhecimentos prévios. Posteriormente à aplicação do pré-teste foram recolhidas e em seguida foi ministrado uma aula sobre os princípios e o surgimento da eletrostática, na qual é o conteúdo que aborda a experimentação, assim buscando formular o senso crítico do alunado de acordo com o dia dia em que estão inseridos. Observamos que o ensino expositivo apenas professor/aluno, a cada dia que passa vem se tornando inadequado para uma boa aprendizagem. O mundo está em constante evolução em se tratando de novas tecnologias, métodos de estudos entre outros e como profissional competente o professor deve estar em constate aperfeiçoamento de suas práticas e métodos. Podemos concluir a partir do trabalho realizado, que apesar da renovação constante dos modelos de ensino, ainda existe uma lacuna de informações acerca das questões ambientais e da interdisciplinaridade no ambiente escolar. A cada dia a discussão de temas ambientais faz-se mais necessária no âmbito escolar pela sua importância e deve ser debatida com mais frequência pois a continuação e preservação da vida no planeta depende muita da construção e formação de novas ideias, meios e caminhos de se construir um ambiente mais colaborativo para a coexistência das espécies. Constatamos que há uma necessidade mais abrangente na divulgação de temas ambientais e de sua proliferação em sala, também existe uma deficiência na construção do conhecimento dos alunos no que se refere a formação de opinião e de se tornarem cada vez mais questionadores. Contudo, essa deficiência vem sendo vencida através do uso da experimentação como meio de correlação e fixação do conhecimento, melhorando a construção do aprendizado e a relação professor/aluno/disciplinas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ENSINO, EXPERIMENTAÇÃO, PRECIPITADOR ELETROSTÁTICO, MEIO AMBIENTE, MEIO AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID3739_08092018214130.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO MOURA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "eduardo.ifpi@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }