O presente trabalho proporciona uma reflexão sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular. Objetivamos analisar a política de inclusão e os seus reflexos no processo ensino e aprendizagem e analisar as discussões acerca desse assunto no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa da cidade de Taboleiro Grande/RN. A pesquisa pautou-se nos pressupostos teóricos de Araújo (2003), Brasil (1961), Brasil (1996), Gadotti (1994), Picoli (2008), Souza (2009) que apresentam o PPP como documento indispensável numa unidade escolar que visa atender com qualidade o alunado. Ademais, diagnosticou-se, através de uma análise entre teoria e prática, como se desenvolve o ensino regular numa perspectiva de inclusão na referida instituição e como são realizados os acompanhamentos na sala de AEE. Dessa forma, constatamos que a escola está cumprindo, em parte, seu papel no que tange ao processo de inclusão desse alunado no ensino regular, porém ainda há mudanças necessárias para a emancipação dos alunos com necessidades especiais. Com a elaboração dessa pesquisa, pudemos compreender a importância do PPP numa escola que busca qualidade e equidade no ensino e constatamos que é bastante desafiador o sucesso de todos os alunos, porém não é algo ilusório, mas possível de acontecer, basta que haja uma colaboração de todos em prol da educação.