A intenção deste artigo é apresentar um recorte da pesquisa de doutorado “Formação continuada de professores dos anos iniciais: contribuições para a construção de uma escola democrática inspirada em Paulo Freire”. O objetivo geral foi analisar os alcances e limites da formação continuada de professores para a prática pedagógica comprometida com a construção de uma escola democrática. Apresenta como problemática, a seguinte questão: que contribuições a formação continuada dos professores tem oferecido para a prática pedagógica do coletivo de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal situada no bairro Jaraguá-SP, tendo em vista a construção de uma escola democrática? O estudo apoiou-se na abordagem qualitativa de acordo com Chizzotti (2011). Os instrumentos de produção dos dados foram: observação participante, análise de documentos Projeto Político-Pedagógico da escola e o Projeto Especial de Ação (PEA) e entrevista semiestruturada com diretor, coordenadoras e professoras. O referencial teórico fundamenta-se na Pedagogia de Paulo Freire (2001, 2013, 2015 e 2016) e os autores: Nóvoa (2009), Imbernón (2010) e A. M. Saul e Silva (2014). Os resultados da pesquisa apontaram que há uma forte presença de dimensões da formação permanente, materializando princípios como o diálogo e a participação evidenciado nos documentos, entrevistas e observações. Embora se reconheça a necessidade de avanços e aprofundamentos de teoria e prática nos procedimentos de formação de professores nessa escola, pode-se dizer que as ações de formação identificadas e analisadas anunciam perspectivas de transformação da prática pedagógica, esteio de uma escola democrática.