COSTA, Gabrielly Inocêncio et al.. Projeto de aprendizagem auto acesso à leitura. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48757>. Acesso em: 04/11/2024 15:20
O Projeto Auto Acesso à Leitura é uma iniciativa do componente curricular Projetos Integradores Cinco do Curso de Geografia Licenciatura. A finalidade consiste em avaliar e acompanhar os usuários do “Auto Acesso à Leitura”, como forma de aferir seu grau de participação através de valores morais e éticos, tais como: honestidade, responsabilidade e solidariedade ao fazer uso de materiais que ficaram expostos ao público, sem o controle presencial, permitindo ao usuário liberdade para participar de forma espontânea. A motivação para realização da pesquisa surge a partir da problemática acerca do aumento da violência da indisciplina, do desrespeito ocorrido em ambiente escolar que tem comprometido nossos princípios e valores. Essa realidade encontra-se presente no meio social e escolar, portanto diante dessa problemática buscamos responder ao seguinte questionamento: Os princípios morais e éticos fazem parte dos usuários que circulam no ambiente acadêmico? Fez-se uso de uma metodologia, na qual, os livros doados foram registrados e organizados em estante para empréstimos com local para devoluções e doações de livros no bloco 6 do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente. Os usuários são alunos, trabalhadores, professores e pessoas que circulam no ambiente acadêmico. Os métodos avaliativos para o projeto ocorreram de forma diversificada. Foi feita uma análise quantitativa das doações, empréstimos, devoluções e o quantidade de livros. E por fim uma análise de sugestões feita pelos usuários sobre críticas e aceitação do Projeto.