O efeito estufa é um fenômeno natural que consiste em, essencialmente, conservar o equilíbrio térmico do planeta, mantendo-o idealmente aquecido para a sobrevivência dos seres vivos. Porém, desde a ascensão da atividade industrial e da intensificação do uso de meios de transporte baseados em combustíveis fósseis, a emissão de gases poluentes trouxe como resultado preocupante o aquecimento global. Sendo assim, foi buscando sistematizar a temática do Efeito Estufa e as consequências do uso exacerbado das tecnologias pela sociedade, especialmente referentes ao tráfego urbano, presente no cotidiano dos estudantes, que este trabalho teve como objetivo proporcionar aos mesmos a tomada de consciência sobre as consequências da ação antrópica sobre o meio ambiente. Diversificando e inserindo estratégias didáticas modernas, como o uso de uma plataforma virtual, de recursos audiovisuais em sala de aula e de discussões acerca do tema, uma intervenção pedagógica foi realizada em uma das escolas atendidas pelo subprojeto PIBID/Química-UFPB, visando a estruturação e o desenvolvimento de um pensamento crítico no sentido da preservação da natureza. Os resultados obtidos indicaram que o diálogo é uma forte ferramenta nos processos de ensino e de aprendizagem, especialmente quando se trata de contextos tão próximos aos educandos, pois favorece o interesse e a cooperação. Finalmente, observou-se, além de tudo, que essa contextualização gerou um rendimento bastante satisfatório, contribuindo para a formação nos aspectos ambiental, científico e social dos estudantes.