Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REPENSANDO PRÁTICAS E CONTEÚDOS TRADICIONAIS.

Palavra-chaves: PSICOLOGIA EDUCACIONAL, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE PSICOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O professor lida com pessoas e situações bastantes distintas, fazendo-se necessário que este possua um conjunto de conhecimentos diversificados que o permitam atuar de modo mais eficiente. Ao se unir à Educação e às demais áreas de conhecimento, a Psicolgia deve contribuir à compreensão do contexto escolar e das relações que se constituem nele, bem como auxiliar no fomento da prática educativa. Nesse sentido, objetivou-se conhecer em que medida as disciplinas de Psicologia têm contribuído à formação dos futuros docentes. Participaram da pesquisa 62 estudantes de diferentes períodos e cursos (letras, matemática, geografia e pedagogia). Estes responderam a um questionário composto de perguntas objetivas sobre a formação recebida em disciplinas de cunho psicológico e algumas questões abertas que permitiram aprofundar algumas das respostas dadas de forma objetiva. As questões objetivas foram analisadas por meio de análises estatísticas descritivas, enquanto as respostas dadas às questões abertas foram analisadas à luz da análise de conteúdo temática. Os estudantes consideram a formação "razoavelmente adequada". Ao questionar sobre os motivos pelos quais consideram a formação, em alguma medida, inadequada, percebe-se que há dificuldade de se relacionar os conteúdos ministrados com a realidade educacional, bem como percebiam uma desvinculação entre as disciplinas de cunho psicológico e as demais disciplinas da formação docente. Também indagou-se os estudantes sobre suas expectativas quanto às disciplinas na área e houve uma frequência elevada de respostas indicando que buscam orientações de natureza prática às questões relacionadas à sua atuação em sala de aula, bem como na relação com os futuros alunos. Ao comparar essas expectativas com a realidade, os estudantes que já cursaram as disciplinas, demonstraram em suas respostas certa frustração, uma vez que se depararam com práticas tradicionais e conteúdos que são apresentadas de forma descolada da realidade. Ao questionar os participantes sobre como as disciplinas psicológicas poderiam melhorar, boa parte das respostas indicam a necessidade de contextualização dos conteúdos e o confronto destes com as situações atuais, tornando o futuro docente mais apto e capaz de lidar com o cotidiano escolar. Diante dos resultados, percebe-se a necessidade de se repensar os conteúdos da Psicologia articulando teoria e prática, visando uma atuação mais eficiente por parte dos docentes.

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