O presente artigo intitulado: Confrontando avaliações sob uma visão multicultural: expandindo práticas que elevam o conhecimento, não que o bloqueiam apresenta os resultados de uma pesquisa sucinta sobre as práticas avaliativas em algumas escolas da zona rural do município de Curral de Cima/PB, tendo por objetivo confrontar e analisar as práticas avaliativas nos anos iniciais do ensino fundamental numa perspectiva de escolas públicas da zona rural do município de Curral de Cima/PB. Para tal, foi feita uma aplicação de questionários a duas professoras da zona rural do município supracitado, sendo uma lotada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacy Rego Barros e a outra, na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Raimundo, ambas lecionando as séries iniciais do ensino fundamental. A partir dessa análise percebeu-se que avaliações nessas instituições são variadas, porém ainda não estão completamente sob uma visão multicultural, e por mais que as professoras queiram ser mais justas no processo avaliativo de seus alunos, ainda, são cobradas por um sistema burocrático a realizarem práticas avaliativas tradicionais que, muitas vezes, ao invés de incluir e ajudar a progredir, excluem e bloqueiam esses alunos.