Resumo: Temos o objetivo de apresentar o Programa Mais Alfabetização, fazendo articulação com um relato de experiência numa Escola Municipal do interior do Rio Grande do Norte. Na explanação do programa, buscou-se contextualizar épocas vividas pela educação, bem como, o contexto atual pelo qual o contexto educacional se apresenta no século XXI, assim sendo, iremos tratar também de algumas metas da educação objetivos, dos quais, o programa em tese, contribui para a realização. Nesse percurso, iremos abordar uma discussão ampla sobre a proposta defendida pelo programa de alfabetização. No desenvolvimento do estudo, foi adotada a pesquisa-ação, tendo como respaldo a experiência desenvolvida no contexto escolar. Desse modo, envolvemos a pesquisa mediada por atividades de prática de alfabetização para melhoria de índices de leitura e escrita na escola. Ações e estratégias do programa foram e são bem-vindos e fundamentais para a realização do desenvolvimento do processo de aprendizagem da criança, para o cumprimento das metas elencadas no projeto político pedagógico da escola e afins, por isso, a pesquisa-ação significou muito no contexto de sala de aula, pois foi possível reconhecer a situação de maneira reflexiva e interventiva no processo de ensino. A pesquisa-ação é concebida por meio de um grupo social, tendo como objetivo o aprimoramento de caminhos e orientação, baseia-se, portanto em reflexão, questionamentos e ação, exercício de um trabalho justo, colaborativo e interventivo. Portanto, o Mais Alfabetização se caracteriza como fortalecedor das atividades desempenhadas no ambiente escolar.