As instituições de ensino enfrentam uma carência de materiais didáticos, principalmente aqueles voltados ao atendimento das necessidades educacionais dos discentes com deficiência. O presente projeto de extensão, em desenvolvimento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG, Campus Juiz de Fora) objetiva produzir recursos acessíveis para auxiliar o aprendizado de estudantes com deficiência visual na área da Matemática, especificamente em Geometria Analítica. A pesquisa foi iniciada com a preparação dos bolsistas a partir de um aparato científico e metodológico de materiais didáticos adaptados para o público-alvo do projeto. Atualmente, estamos produzindo essas ferramentas com base na avaliação e apoio de pessoas com baixa visão e cegos que cursam os diversos níveis de escolarização. Além de expandir o conhecimento das pessoas com deficiência visual, o projeto visa a refletir sobre a inclusão desses estudantes nas aulas, bem como sobre a possibilidade de incentivar docentes a pensar e buscar recursos didáticos a fim de proporcionar um ensino pautado na equidade e qualidade. Portanto, pretendemos, com o presente estudo, dialogar acerca do ensino e pesquisa, com o intuito de buscar melhorias para o público-alvo em questão, pois grande parcela deste público vive à margem do processo de ensino-aprendizagem, precipuamente em disciplinas que possuem apelo visual.