Este artigo tem como finalidade, descrever o desenvolvimento de uma pesquisa que busca verificar a eficácia de um programa de intervenção fonológica para crianças com dificuldade de leitura e escrita e seu impacto na percepção da autoeficácia. A metodologia utilizada trata-se de relato de experiência com um grupo de crianças com dificuldade de leitura e escrita que passarão por um Programa de Remediação Fonológica que busca trabalhar a consciência fonológica, da leitura e escrita, bem como a percepção da autoeficácia. Durante o processo avaliativo foram realizados encontros com as crianças com a finalidade de aplicar os instrumentos que servirão de base para sua inclusão ou não no Programa de Remediação Fonoaudiológica. Os instrumentos utilizados durante este período foram: Roteiro de Avaliação do Senso de Autoeficácia, Avaliação Fonológica da Criança- AFC, Prova de Consciência Fonológica- PCF e Protocolo de Avaliação de Leitura de Palavras/Pseudopalavras Isoladas- LPI. A partir dessas ferramentas, foram avaliadas 25 crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, a escolha prévia dos participantes foi realizada por indicação da escola com base nas dificuldades de leitura e escrita que as mesmas apresentavam durante as atividades pedagógicas. No total foram selecionadas 14 crianças que passarão pelo Programa e espera-se que haja mudança clínica positiva para as crianças que participarem do estudo bem como, buscar melhoria na aprendizagem das disciplinas em geral, já que, a leitura é a base para o bom desenvolvimento no campo formal.