MEMÓRIA HIDROGENADA: UM JOGO DIDÁTICO COMO
ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DIFERENCIADA PARA O
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47836 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2528 "inscrito_id" => 553 "titulo" => """ MEMÓRIA HIDROGENADA: UM JOGO DIDÁTICO COMO\r\n ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DIFERENCIADA PARA O\r\n PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA """ "resumo" => """ Este trabalho trata-se de uma pesquisa-ação, e tem como objetivo trabalhar os conteúdos da\r\n Química Orgânica de modo mais flexível voltado para o lúdico, visando o desenvolvimento cognitivo\r\n do discente. A pesquisa teve uma abordagem quanti-qualitativa e os instrumentos da coleta de dados\r\n foram questionários contendo perguntas abertas e fechadas sobre o conteúdo de hidrocarbonetos para\r\n os alunos, observação e registro das aulas do professor que leciona a disciplina de Química, além da\r\n aplicação do próprio jogo em si. No que concerne aos resultados obtidos, foi verificado que, com o uso\r\n do jogo didático como uma estratégia metodológica diferenciada no Ensino de Química, houve uma\r\n progressão no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois os mesmos passaram a\r\n perceber que a química é uma ciência que permite trabalhar seus conteúdos de diversas maneiras,\r\n sendo assim, o uso do jogo didático foi uma forma de mostrar aos discentes que o docente pode se\r\n desprender das aulas tradicionais. No entanto, é importante ressaltar que, desenvolver a construção do\r\n conhecimento do educando não é função apenas do professor, mas de toda comunidade escolar. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ESTRATÉGIA METODOLÓGICA, JOGO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID553_10092018132403.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HIGOR DIEGO FARIAS DE MELO" "autor_nome_curto" => "HIGOR" "autor_email" => "higordiego@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47836 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2528 "inscrito_id" => 553 "titulo" => """ MEMÓRIA HIDROGENADA: UM JOGO DIDÁTICO COMO\r\n ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DIFERENCIADA PARA O\r\n PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA """ "resumo" => """ Este trabalho trata-se de uma pesquisa-ação, e tem como objetivo trabalhar os conteúdos da\r\n Química Orgânica de modo mais flexível voltado para o lúdico, visando o desenvolvimento cognitivo\r\n do discente. A pesquisa teve uma abordagem quanti-qualitativa e os instrumentos da coleta de dados\r\n foram questionários contendo perguntas abertas e fechadas sobre o conteúdo de hidrocarbonetos para\r\n os alunos, observação e registro das aulas do professor que leciona a disciplina de Química, além da\r\n aplicação do próprio jogo em si. No que concerne aos resultados obtidos, foi verificado que, com o uso\r\n do jogo didático como uma estratégia metodológica diferenciada no Ensino de Química, houve uma\r\n progressão no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois os mesmos passaram a\r\n perceber que a química é uma ciência que permite trabalhar seus conteúdos de diversas maneiras,\r\n sendo assim, o uso do jogo didático foi uma forma de mostrar aos discentes que o docente pode se\r\n desprender das aulas tradicionais. No entanto, é importante ressaltar que, desenvolver a construção do\r\n conhecimento do educando não é função apenas do professor, mas de toda comunidade escolar. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ESTRATÉGIA METODOLÓGICA, JOGO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID553_10092018132403.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HIGOR DIEGO FARIAS DE MELO" "autor_nome_curto" => "HIGOR" "autor_email" => "higordiego@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }