Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEMÓRIA HIDROGENADA: UM JOGO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DIFERENCIADA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, ESTRATÉGIA METODOLÓGICA, JOGO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47836
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2528
    "inscrito_id" => 553
    "titulo" => """
      MEMÓRIA HIDROGENADA: UM JOGO DIDÁTICO COMO\r\n
      ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DIFERENCIADA PARA O\r\n
      PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
      """
    "resumo" => """
      Este trabalho trata-se de uma pesquisa-ação, e tem como objetivo trabalhar os conteúdos da\r\n
      Química Orgânica de modo mais flexível voltado para o lúdico, visando o desenvolvimento cognitivo\r\n
      do discente. A pesquisa teve uma abordagem quanti-qualitativa e os instrumentos da coleta de dados\r\n
      foram questionários contendo perguntas abertas e fechadas sobre o conteúdo de hidrocarbonetos para\r\n
      os alunos, observação e registro das aulas do professor que leciona a disciplina de Química, além da\r\n
      aplicação do próprio jogo em si. No que concerne aos resultados obtidos, foi verificado que, com o uso\r\n
      do jogo didático como uma estratégia metodológica diferenciada no Ensino de Química, houve uma\r\n
      progressão no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois os mesmos passaram a\r\n
      perceber que a química é uma ciência que permite trabalhar seus conteúdos de diversas maneiras,\r\n
      sendo assim, o uso do jogo didático foi uma forma de mostrar aos discentes que o docente pode se\r\n
      desprender das aulas tradicionais. No entanto, é importante ressaltar que, desenvolver a construção do\r\n
      conhecimento do educando não é função apenas do professor, mas de toda comunidade escolar.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ESTRATÉGIA METODOLÓGICA, JOGO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID553_10092018132403.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HIGOR DIEGO FARIAS DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "HIGOR"
    "autor_email" => "higordiego@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47836
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2528
    "inscrito_id" => 553
    "titulo" => """
      MEMÓRIA HIDROGENADA: UM JOGO DIDÁTICO COMO\r\n
      ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DIFERENCIADA PARA O\r\n
      PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
      """
    "resumo" => """
      Este trabalho trata-se de uma pesquisa-ação, e tem como objetivo trabalhar os conteúdos da\r\n
      Química Orgânica de modo mais flexível voltado para o lúdico, visando o desenvolvimento cognitivo\r\n
      do discente. A pesquisa teve uma abordagem quanti-qualitativa e os instrumentos da coleta de dados\r\n
      foram questionários contendo perguntas abertas e fechadas sobre o conteúdo de hidrocarbonetos para\r\n
      os alunos, observação e registro das aulas do professor que leciona a disciplina de Química, além da\r\n
      aplicação do próprio jogo em si. No que concerne aos resultados obtidos, foi verificado que, com o uso\r\n
      do jogo didático como uma estratégia metodológica diferenciada no Ensino de Química, houve uma\r\n
      progressão no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois os mesmos passaram a\r\n
      perceber que a química é uma ciência que permite trabalhar seus conteúdos de diversas maneiras,\r\n
      sendo assim, o uso do jogo didático foi uma forma de mostrar aos discentes que o docente pode se\r\n
      desprender das aulas tradicionais. No entanto, é importante ressaltar que, desenvolver a construção do\r\n
      conhecimento do educando não é função apenas do professor, mas de toda comunidade escolar.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ESTRATÉGIA METODOLÓGICA, JOGO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID553_10092018132403.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HIGOR DIEGO FARIAS DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "HIGOR"
    "autor_email" => "higordiego@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho trata-se de uma pesquisa-ação, e tem como objetivo trabalhar os conteúdos da Química Orgânica de modo mais flexível voltado para o lúdico, visando o desenvolvimento cognitivo do discente. A pesquisa teve uma abordagem quanti-qualitativa e os instrumentos da coleta de dados foram questionários contendo perguntas abertas e fechadas sobre o conteúdo de hidrocarbonetos para os alunos, observação e registro das aulas do professor que leciona a disciplina de Química, além da aplicação do próprio jogo em si. No que concerne aos resultados obtidos, foi verificado que, com o uso do jogo didático como uma estratégia metodológica diferenciada no Ensino de Química, houve uma progressão no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois os mesmos passaram a perceber que a química é uma ciência que permite trabalhar seus conteúdos de diversas maneiras, sendo assim, o uso do jogo didático foi uma forma de mostrar aos discentes que o docente pode se desprender das aulas tradicionais. No entanto, é importante ressaltar que, desenvolver a construção do conhecimento do educando não é função apenas do professor, mas de toda comunidade escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.