Este trabalho trata-se de uma pesquisa-ação, e tem como objetivo trabalhar os conteúdos da
Química Orgânica de modo mais flexível voltado para o lúdico, visando o desenvolvimento cognitivo
do discente. A pesquisa teve uma abordagem quanti-qualitativa e os instrumentos da coleta de dados
foram questionários contendo perguntas abertas e fechadas sobre o conteúdo de hidrocarbonetos para
os alunos, observação e registro das aulas do professor que leciona a disciplina de Química, além da
aplicação do próprio jogo em si. No que concerne aos resultados obtidos, foi verificado que, com o uso
do jogo didático como uma estratégia metodológica diferenciada no Ensino de Química, houve uma
progressão no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois os mesmos passaram a
perceber que a química é uma ciência que permite trabalhar seus conteúdos de diversas maneiras,
sendo assim, o uso do jogo didático foi uma forma de mostrar aos discentes que o docente pode se
desprender das aulas tradicionais. No entanto, é importante ressaltar que, desenvolver a construção do
conhecimento do educando não é função apenas do professor, mas de toda comunidade escolar.