PEREIRA, Geísa Pinto et al.. Inclusão: uma vida de superação. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47641>. Acesso em: 22/12/2024 19:25
O texto compartilha um caso de superação, onde foi possível observar os valores pedagógicos, sociais e humanos inseridos em uma aula de dança de salão oferecida gratuitamente pela MUDART – Escola de Música e Dança em uma das escolas municipais da Prefeitura de Duque de Caxias – Escola Municipal Lions, no estado do Rio de Janeiro - envolvendo um portador de deficiência física e mental. Expor alguns aspectos pedagógicos, sociais e emocionais contidos na dança, apresentando o ator principal da narrativa, discorrendo sobre o seu envolvimento com a dança, tem por finalidade apresentar uma reflexão sobre a educação aliada à dança, promovendo o desenvolvimento pessoal, a superação e a inserção na sociedade de uma pessoa com deficiência, conferindo à dança uma característica de mediadora e facilitadora no processo ensino-aprendizagem. O resultado da pesquisa demonstrou que o propósito de educar através da dança de salão foi alcançado, tendo transformado a vida de Mauro Jr., conquistando, por meio dessa experiência, os verdadeiros objetivos da educação, que vão desde a realização pessoal à inclusão, conduzindo à elevação da autoestima, enquanto estratégia de educação e ferramenta de inclusão, motivação e superação de limites, principalmente junto aos educandos com deficiência, baixa autoestima e desvantagem na sua qualidade de vida.