Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRODUÇÃO MUSICAL DE MATERIAL DIDÁTICO E PEDAGÓGICO VIVENCIADA EM SALA DE AULA DENTRO DE UM CONTEXTO ESCOLAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: ENSINO, ARTE, MÚSICA Pôster (PO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48728
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1106
    "inscrito_id" => 7406
    "titulo" => "PRODUÇÃO MUSICAL DE MATERIAL DIDÁTICO E PEDAGÓGICO VIVENCIADA EM SALA DE AULA DENTRO DE UM CONTEXTO ESCOLAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "A música é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. A música sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se estruturar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas. Consta-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o disseminar da raça humana pelo planeta. A música, ao ser criada ou reproduzida, é influenciada diretamente pela organização sociocultural e econômica local, dispondo ainda das características climáticas e o acesso tecnológico que envolve toda a relação com a linguagem musical. A música possui a competência estética de traduzir os sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo ou nação. Ela é uma linguagem local e global. A música do Brasil se formou a partir da mistura de elementos europeus, africanos e indígenas, trazidos por colonizadores portugueses, escravos e pelos nativos que habitavam o chamado Novo Mundo. Outras influências foram se somando ao longo da história, estabelecendo uma enorme variedade de estilos musicais. Nesse projeto, Produção de material didático e pedagógicos musicais vivenciados em sala de aula dentro de um contexto escolar nas práticas pedagógicas da educação básica, do Colégio de Aplicação/ Cap, da Universidade Federal de Roraima (UFRR) elaborado com os alunos do ensino fundamental II, tem o intuito de trabalhar a música de uma forma mais simplificada e atrativa, influenciado nos grupos artísticos que desfrutam objetos e materiais diversos em suas criações musicais. Com aspecto prático e reflexivo, as aulas foram organizadas em três etapas: Apreciação Musical, Execução Musical e Criação Musical. Os alunos tiveram a chance de conhecer, refletir, apreciar, praticar e criar. Além disso, fizeram experimentações com diversos sons, os quais foram aplicados nas execuções e criações musicais de forma individual e em grupos. As aulas de música com sons excêntricos favoreceram a expressão agitada, criativa e prazerosa no fazer musical coletivo e individual ao valorizar a música como forma de expressão, desenvolver o senso crítico e ao auxiliar para a construção de uma política de valorização da arte e do ser humano."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "ENSINO, ARTE, MÚSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID7406_31082018182106.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PÉTIRA MARIA FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "PÉTIRA"
    "autor_email" => "petira@uol.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48728
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1106
    "inscrito_id" => 7406
    "titulo" => "PRODUÇÃO MUSICAL DE MATERIAL DIDÁTICO E PEDAGÓGICO VIVENCIADA EM SALA DE AULA DENTRO DE UM CONTEXTO ESCOLAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "A música é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. A música sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se estruturar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas. Consta-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o disseminar da raça humana pelo planeta. A música, ao ser criada ou reproduzida, é influenciada diretamente pela organização sociocultural e econômica local, dispondo ainda das características climáticas e o acesso tecnológico que envolve toda a relação com a linguagem musical. A música possui a competência estética de traduzir os sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo ou nação. Ela é uma linguagem local e global. A música do Brasil se formou a partir da mistura de elementos europeus, africanos e indígenas, trazidos por colonizadores portugueses, escravos e pelos nativos que habitavam o chamado Novo Mundo. Outras influências foram se somando ao longo da história, estabelecendo uma enorme variedade de estilos musicais. Nesse projeto, Produção de material didático e pedagógicos musicais vivenciados em sala de aula dentro de um contexto escolar nas práticas pedagógicas da educação básica, do Colégio de Aplicação/ Cap, da Universidade Federal de Roraima (UFRR) elaborado com os alunos do ensino fundamental II, tem o intuito de trabalhar a música de uma forma mais simplificada e atrativa, influenciado nos grupos artísticos que desfrutam objetos e materiais diversos em suas criações musicais. Com aspecto prático e reflexivo, as aulas foram organizadas em três etapas: Apreciação Musical, Execução Musical e Criação Musical. Os alunos tiveram a chance de conhecer, refletir, apreciar, praticar e criar. Além disso, fizeram experimentações com diversos sons, os quais foram aplicados nas execuções e criações musicais de forma individual e em grupos. As aulas de música com sons excêntricos favoreceram a expressão agitada, criativa e prazerosa no fazer musical coletivo e individual ao valorizar a música como forma de expressão, desenvolver o senso crítico e ao auxiliar para a construção de uma política de valorização da arte e do ser humano."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "ENSINO, ARTE, MÚSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID7406_31082018182106.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PÉTIRA MARIA FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "PÉTIRA"
    "autor_email" => "petira@uol.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A música é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. A música sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se estruturar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas. Consta-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o disseminar da raça humana pelo planeta. A música, ao ser criada ou reproduzida, é influenciada diretamente pela organização sociocultural e econômica local, dispondo ainda das características climáticas e o acesso tecnológico que envolve toda a relação com a linguagem musical. A música possui a competência estética de traduzir os sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo ou nação. Ela é uma linguagem local e global. A música do Brasil se formou a partir da mistura de elementos europeus, africanos e indígenas, trazidos por colonizadores portugueses, escravos e pelos nativos que habitavam o chamado Novo Mundo. Outras influências foram se somando ao longo da história, estabelecendo uma enorme variedade de estilos musicais. Nesse projeto, Produção de material didático e pedagógicos musicais vivenciados em sala de aula dentro de um contexto escolar nas práticas pedagógicas da educação básica, do Colégio de Aplicação/ Cap, da Universidade Federal de Roraima (UFRR) elaborado com os alunos do ensino fundamental II, tem o intuito de trabalhar a música de uma forma mais simplificada e atrativa, influenciado nos grupos artísticos que desfrutam objetos e materiais diversos em suas criações musicais. Com aspecto prático e reflexivo, as aulas foram organizadas em três etapas: Apreciação Musical, Execução Musical e Criação Musical. Os alunos tiveram a chance de conhecer, refletir, apreciar, praticar e criar. Além disso, fizeram experimentações com diversos sons, os quais foram aplicados nas execuções e criações musicais de forma individual e em grupos. As aulas de música com sons excêntricos favoreceram a expressão agitada, criativa e prazerosa no fazer musical coletivo e individual ao valorizar a música como forma de expressão, desenvolver o senso crítico e ao auxiliar para a construção de uma política de valorização da arte e do ser humano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.