Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA E OS DISCURSOS DOS PROFESSORES

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, DISCURSO, ENUNCIAÇÕES Pôster (PO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47450
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1224
    "inscrito_id" => 8749
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E OS DISCURSOS DOS PROFESSORES"
    "resumo" => "Esta escrita é parte de um artigo já publicado, oriundo de discursos evidenciados durante algumas formações continuadas com docentes de duas escolas públicas localizadas na região sul do país. Buscamos, com um estudo de cunho qualitativo, problematizar aspectos relativos às enunciações de um grupo de professores acerca de assuntos emergentes na educação, como Avaliação e Projeto Político-Pedagógico.  Fizemos uso, para coleta de dados, de uma pergunta e do diário de campo das pesquisadoras. Buscamos a sustentação teórica da investigação em algumas ferramentas foucaultianas, como enunciação e discurso. Como resultados, inferimos que as enunciações dos professores nas duas escolas investigadas configuram-se em torno de expressões que atravessam gerações de professores, os clichês da educação, e que ainda há muito no que investir considerando a formação continuada dos professores, como princípio e espaço de potência para a criação no ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, DISCURSO, ENUNCIAÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID8749_03092018084845.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "aliner@universo.univates."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47450
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1224
    "inscrito_id" => 8749
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E OS DISCURSOS DOS PROFESSORES"
    "resumo" => "Esta escrita é parte de um artigo já publicado, oriundo de discursos evidenciados durante algumas formações continuadas com docentes de duas escolas públicas localizadas na região sul do país. Buscamos, com um estudo de cunho qualitativo, problematizar aspectos relativos às enunciações de um grupo de professores acerca de assuntos emergentes na educação, como Avaliação e Projeto Político-Pedagógico.  Fizemos uso, para coleta de dados, de uma pergunta e do diário de campo das pesquisadoras. Buscamos a sustentação teórica da investigação em algumas ferramentas foucaultianas, como enunciação e discurso. Como resultados, inferimos que as enunciações dos professores nas duas escolas investigadas configuram-se em torno de expressões que atravessam gerações de professores, os clichês da educação, e que ainda há muito no que investir considerando a formação continuada dos professores, como princípio e espaço de potência para a criação no ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, DISCURSO, ENUNCIAÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID8749_03092018084845.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "aliner@universo.univates."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Esta escrita é parte de um artigo já publicado, oriundo de discursos evidenciados durante algumas formações continuadas com docentes de duas escolas públicas localizadas na região sul do país. Buscamos, com um estudo de cunho qualitativo, problematizar aspectos relativos às enunciações de um grupo de professores acerca de assuntos emergentes na educação, como Avaliação e Projeto Político-Pedagógico. Fizemos uso, para coleta de dados, de uma pergunta e do diário de campo das pesquisadoras. Buscamos a sustentação teórica da investigação em algumas ferramentas foucaultianas, como enunciação e discurso. Como resultados, inferimos que as enunciações dos professores nas duas escolas investigadas configuram-se em torno de expressões que atravessam gerações de professores, os clichês da educação, e que ainda há muito no que investir considerando a formação continuada dos professores, como princípio e espaço de potência para a criação no ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.