O presente artigo é um recorte da Dissertação de Mestrado em desenvolvimento que aborda o Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos das escolas da Rede Municipal de Porto Alegre/RS, a qual tem por objetivo investigar como o Ensino de Ciências é narrado pelos professores da Educação de Jovens e Adultos nestes espaços. Este artigo como parte da dissertação, busca a partir da questão da diversidade dos sujeitos que constituem a Educação de Jovens e Adultos, debater algumas das principais características desse público na atualidade e refletir sobre a atuação e perfil do docente nesta modalidade de ensino. Como metodologia utilizou-se o estudo bibliográfico, através da busca por percepções de autores que abordam questões referentes aos educandos e aos educadores no contexto da Educação de Jovens e Adultos, a pesquisa em livros, artigos publicados em periódicos, dissertações e teses. Conclui-se que as práticas pedagógicas que permeiam a Educação de Jovens e Adultos, devem levar em consideração às necessidades históricas, sociais e reais dos sujeitos que a compõe, onde para que isso ocorra efetivamente é preciso conhecer seu perfil e suas peculiaridades em todas as dimensões. Dentro dessa temática, é preciso também destacarmos o papel fundamental do docente em contribuir de forma decisiva na formação dos alunos e na concepção de um ensino de qualidade.