Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DAS FUNÇÕES ELEMENTARES.

Palavra-chaves: PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, , TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, PROFESSOR DE MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48708
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1259
    "inscrito_id" => 6051
    "titulo" => "PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DAS FUNÇÕES ELEMENTARES."
    "resumo" => "A escola, dentre suas principais funções, tem o papel da transmissão de conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo do tempo. Observa-se que para a transformação dos conhecimentos a serem ensinados aconteça, se faz necessário que o mesmo seja transformado. No ensino de Matemática, essas modificações também se fazem necessário, o conhecimento da Matemática Científica, precisa ser transformado no conhecimento da Matemática Escolar. A presente pesquisa é idealizada por meio de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/IFCE campus Crateús, sendo um estudo que se encontra em suas fases iniciais e tem como objetivo investigar como o processo de Transposição Didática do conteúdo de Funções Elementares vem ocorrendo na disciplina de Matemática no Ensino Médio de uma escola pública no município de Crateús-CE, além de identificar procedimentos metodológicos que professores da educação básica adotam para transformar o conteúdo das funções elementares no conhecimento em objeto de ensino. Apresentando como um estudo preliminar, inicialmente será realizada uma pesquisa bibliográfica com autores que discutem a teoria da Transposição Didática, além de uma investigação com professores da disciplina de matemática, serão utilizados mecanismos de gravação das aulas e categorização das questões relacionadas de acordo com o referencial teórico, que possam apreender aspectos fundamentais da temática estudada. Além de transcrição e analise do material coletado. Espera-se compreender como os docentes de matemática dialogam com essa transposição didática, entender os efeitos produzidos e estabelecer processos de melhoria para o ensino de aprendizagem dos conteúdos de Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS,, TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, PROFESSOR DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6051_03092018190056.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LETÍCIA VERAS BARROS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariialeetv@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48708
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1259
    "inscrito_id" => 6051
    "titulo" => "PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DAS FUNÇÕES ELEMENTARES."
    "resumo" => "A escola, dentre suas principais funções, tem o papel da transmissão de conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo do tempo. Observa-se que para a transformação dos conhecimentos a serem ensinados aconteça, se faz necessário que o mesmo seja transformado. No ensino de Matemática, essas modificações também se fazem necessário, o conhecimento da Matemática Científica, precisa ser transformado no conhecimento da Matemática Escolar. A presente pesquisa é idealizada por meio de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/IFCE campus Crateús, sendo um estudo que se encontra em suas fases iniciais e tem como objetivo investigar como o processo de Transposição Didática do conteúdo de Funções Elementares vem ocorrendo na disciplina de Matemática no Ensino Médio de uma escola pública no município de Crateús-CE, além de identificar procedimentos metodológicos que professores da educação básica adotam para transformar o conteúdo das funções elementares no conhecimento em objeto de ensino. Apresentando como um estudo preliminar, inicialmente será realizada uma pesquisa bibliográfica com autores que discutem a teoria da Transposição Didática, além de uma investigação com professores da disciplina de matemática, serão utilizados mecanismos de gravação das aulas e categorização das questões relacionadas de acordo com o referencial teórico, que possam apreender aspectos fundamentais da temática estudada. Além de transcrição e analise do material coletado. Espera-se compreender como os docentes de matemática dialogam com essa transposição didática, entender os efeitos produzidos e estabelecer processos de melhoria para o ensino de aprendizagem dos conteúdos de Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS,, TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, PROFESSOR DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6051_03092018190056.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LETÍCIA VERAS BARROS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariialeetv@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A escola, dentre suas principais funções, tem o papel da transmissão de conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo do tempo. Observa-se que para a transformação dos conhecimentos a serem ensinados aconteça, se faz necessário que o mesmo seja transformado. No ensino de Matemática, essas modificações também se fazem necessário, o conhecimento da Matemática Científica, precisa ser transformado no conhecimento da Matemática Escolar. A presente pesquisa é idealizada por meio de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/IFCE campus Crateús, sendo um estudo que se encontra em suas fases iniciais e tem como objetivo investigar como o processo de Transposição Didática do conteúdo de Funções Elementares vem ocorrendo na disciplina de Matemática no Ensino Médio de uma escola pública no município de Crateús-CE, além de identificar procedimentos metodológicos que professores da educação básica adotam para transformar o conteúdo das funções elementares no conhecimento em objeto de ensino. Apresentando como um estudo preliminar, inicialmente será realizada uma pesquisa bibliográfica com autores que discutem a teoria da Transposição Didática, além de uma investigação com professores da disciplina de matemática, serão utilizados mecanismos de gravação das aulas e categorização das questões relacionadas de acordo com o referencial teórico, que possam apreender aspectos fundamentais da temática estudada. Além de transcrição e analise do material coletado. Espera-se compreender como os docentes de matemática dialogam com essa transposição didática, entender os efeitos produzidos e estabelecer processos de melhoria para o ensino de aprendizagem dos conteúdos de Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.