A escola, dentre suas principais funções, tem o papel da transmissão de conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo do tempo. Observa-se que para a transformação dos conhecimentos a serem ensinados aconteça, se faz necessário que o mesmo seja transformado. No ensino de Matemática, essas modificações também se fazem necessário, o conhecimento da Matemática Científica, precisa ser transformado no conhecimento da Matemática Escolar. A presente pesquisa é idealizada por meio de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/IFCE campus Crateús, sendo um estudo que se encontra em suas fases iniciais e tem como objetivo investigar como o processo de Transposição Didática do conteúdo de Funções Elementares vem ocorrendo na disciplina de Matemática no Ensino Médio de uma escola pública no município de Crateús-CE, além de identificar procedimentos metodológicos que professores da educação básica adotam para transformar o conteúdo das funções elementares no conhecimento em objeto de ensino. Apresentando como um estudo preliminar, inicialmente será realizada uma pesquisa bibliográfica com autores que discutem a teoria da Transposição Didática, além de uma investigação com professores da disciplina de matemática, serão utilizados mecanismos de gravação das aulas e categorização das questões relacionadas de acordo com o referencial teórico, que possam apreender aspectos fundamentais da temática estudada. Além de transcrição e analise do material coletado. Espera-se compreender como os docentes de matemática dialogam com essa transposição didática, entender os efeitos produzidos e estabelecer processos de melhoria para o ensino de aprendizagem dos conteúdos de Matemática.