PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DAS FUNÇÕES ELEMENTARES.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48708 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1259 "inscrito_id" => 6051 "titulo" => "PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DAS FUNÇÕES ELEMENTARES." "resumo" => "A escola, dentre suas principais funções, tem o papel da transmissão de conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo do tempo. Observa-se que para a transformação dos conhecimentos a serem ensinados aconteça, se faz necessário que o mesmo seja transformado. No ensino de Matemática, essas modificações também se fazem necessário, o conhecimento da Matemática Científica, precisa ser transformado no conhecimento da Matemática Escolar. A presente pesquisa é idealizada por meio de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/IFCE campus Crateús, sendo um estudo que se encontra em suas fases iniciais e tem como objetivo investigar como o processo de Transposição Didática do conteúdo de Funções Elementares vem ocorrendo na disciplina de Matemática no Ensino Médio de uma escola pública no município de Crateús-CE, além de identificar procedimentos metodológicos que professores da educação básica adotam para transformar o conteúdo das funções elementares no conhecimento em objeto de ensino. Apresentando como um estudo preliminar, inicialmente será realizada uma pesquisa bibliográfica com autores que discutem a teoria da Transposição Didática, além de uma investigação com professores da disciplina de matemática, serão utilizados mecanismos de gravação das aulas e categorização das questões relacionadas de acordo com o referencial teórico, que possam apreender aspectos fundamentais da temática estudada. Além de transcrição e analise do material coletado. Espera-se compreender como os docentes de matemática dialogam com essa transposição didática, entender os efeitos produzidos e estabelecer processos de melhoria para o ensino de aprendizagem dos conteúdos de Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS,, TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, PROFESSOR DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6051_03092018190056.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LETÍCIA VERAS BARROS" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariialeetv@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48708 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1259 "inscrito_id" => 6051 "titulo" => "PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DAS FUNÇÕES ELEMENTARES." "resumo" => "A escola, dentre suas principais funções, tem o papel da transmissão de conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo do tempo. Observa-se que para a transformação dos conhecimentos a serem ensinados aconteça, se faz necessário que o mesmo seja transformado. No ensino de Matemática, essas modificações também se fazem necessário, o conhecimento da Matemática Científica, precisa ser transformado no conhecimento da Matemática Escolar. A presente pesquisa é idealizada por meio de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/IFCE campus Crateús, sendo um estudo que se encontra em suas fases iniciais e tem como objetivo investigar como o processo de Transposição Didática do conteúdo de Funções Elementares vem ocorrendo na disciplina de Matemática no Ensino Médio de uma escola pública no município de Crateús-CE, além de identificar procedimentos metodológicos que professores da educação básica adotam para transformar o conteúdo das funções elementares no conhecimento em objeto de ensino. Apresentando como um estudo preliminar, inicialmente será realizada uma pesquisa bibliográfica com autores que discutem a teoria da Transposição Didática, além de uma investigação com professores da disciplina de matemática, serão utilizados mecanismos de gravação das aulas e categorização das questões relacionadas de acordo com o referencial teórico, que possam apreender aspectos fundamentais da temática estudada. Além de transcrição e analise do material coletado. Espera-se compreender como os docentes de matemática dialogam com essa transposição didática, entender os efeitos produzidos e estabelecer processos de melhoria para o ensino de aprendizagem dos conteúdos de Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS,, TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, PROFESSOR DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6051_03092018190056.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LETÍCIA VERAS BARROS" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariialeetv@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }