Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO MST COMO FORMA DE INTEGRA OS SUJEITOS DO CAMPO NA ESCOLA MUNICIPAL ZUMBI DOS PALMARES NO MUNICÍPIO DE MARI-PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ESCOLA DA TERRA Pôster (PO) GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A educação do campo surgiu em um momento marcado por luta e resistência dos trabalhadores camponeses, que juntos compartilharam uma reflexão profunda acerca da necessidade de disponibilizar uma educação para as crianças dos cidadãos acampados e assentados. Pensando a escola como elemento fundamental, que desenvolve o papel de manter viva as lutas e consequentemente fortalecer os movimentos. O objetivo da pesquisa será analisar como está sendo desenvolvido na escola do campo pesquisada, essas propostas pedagógicas pensadas e desenvolvidas pelos movimentos sociais. Buscando evidenciar principalmente os aspectos fundamentais dos princípios pedagógicos estabelecidos pelo MST, e os desafios metodológicos enfrentados pelos professores do assentamento. Enquanto metodologia, tratará de uma pesquisa em âmbito materialista histórico e dialético considerando a totalidade dos fatos em um conjunto de determinações e processos históricos. A pesquisa está sendo desenvolvida na escola municipal do assentamento Zumbi dos Palmares localizada no município de Mari-PB. Em primeiro momento está sendo realizada uma ampla pesquisa bibliográfica de autores que trabalham nesta perspectiva da educação do campo, em seguida será realizada pesquisas em campo atrelando a teoria à prática. Durante à pesquisa será sugerido junto a coordenação da escola, práticas educativas por meio de palestras, minicursos. Será aplicado também, um questionário semiestruturado, para ao final entender como se dá o processo educativo e valorização da identidade, a partir da educação desses sujeitos do campo. Portanto, o interesse da pesquisa está voltado para os desafios da atualidade em relação aos saberes dos discentes nas escolas da terra.

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