As escolas possuem um importante papel social: formar alunos cientes de seus direitos e deveres, críticos, reflexivos e preparados para conviver numa sociedade marcada pela diversidade. Assim como a família, a escola é um ambiente de preparação do indivíduo para a convivência na sociedade e, é na escola que o aluno terá seu primeiro contato com o diferente. Pensando nisso o projeto Inventar com a Diferença da Universidade Federal Fluminense, em parceria com o Projeto de Extensão Cinema e Educação da Universidade Federal do Piauí, traz dispositivos com a tecnologia do audiovisual como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem, visando à construção de cidadania e direitos humanos. Dessa forma, a partir da abordagem qualitativa, utilizamos o método da pesquisa-ação com o objetivo de entender e perceber como o dispositivo Espelho de Autorretrato contribui para uma formação voltada à cidadania e direitos humanos de alunos e alunas de escolas da Rede Pública da cidade de Parnaíba. Através dos trabalhos desenvolvidos com este dispositivo o aluno tem contato com diferentes situações e, nesse momento, o professor ganha a oportunidade de quebrar tabus e incentivar o respeito mútuo para com o outro, independente de gênero, cor, classe social, entre outros. A tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano e, na atualidade, grande parte da sociedade possui acesso a esses mecanismos, sendo assim, os educadores devem encontrar maneiras para que essas ferramentas de informação se tornem aliados na sala de aula, possibilitando mais interação e participação dos alunos.