O artigo tem por objetivo refletir sobre da importância do Programa Universidade Para Todos - UPT, enquanto política pública de inclusão social e sua contribuição no processo de formação docente e pedagógico de graduandos/as dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Matemática e Biologia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus VII. Essa é uma pesquisa de cunho qualitativo e teve como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e questionários abertos aplicados aos/ás discentes acadêmicos/as que ministram aulas na UPT como monitores/as. Ao final da pesquisa, constatamos que o Projeto Universidade Para Todos contribui para a formação dos/as monitores/as tanto no que se refere aos aspectos pedagógicos, quantos aos aspectos humano/social. Entendemos assim, que a UPT suscita nos/as monitores/as o hábito do estudo e da pesquisa vinculado às suas experiências cotidianas coletivas e individuais, com o intuito de pensar a prática pedagógica, a carreira, a profissão, suas condições de trabalho, enfim sua identidade profissional.