PROCEDIMENTOS DE LEITURA: ANÁLISE DA PRESENÇA DOS DESCRITORES QUE COMPÕEM O TÓPICO I DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO LIVRO DIDÁTICO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48707 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1099 "inscrito_id" => 9151 "titulo" => "PROCEDIMENTOS DE LEITURA: ANÁLISE DA PRESENÇA DOS DESCRITORES QUE COMPÕEM O TÓPICO I DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "Conforme documento do SAEB, o Ministério da Educação em parceria com o INEP criou meios para que a educação fosse avaliada, por indicadores que, se bem aplicados formarão uma sociedade letrada. Em vista disso, o ensino da Língua Portuguesa, deve voltar-se para a função social da língua como requisito básico para que o indivíduo ingresse no mundo letrado como ser participante e atuante. Com o objetivo de avaliar se os estudantes da rede pública estão habilitados para leitura relacionada a situações concretas, foi criada a Prova Brasil, com uma Matriz de Referência que visa avaliar se os estudantes são leitores proficientes. Para esta pesquisa de caráter documental estudará apenas no Tópico I (Procedimentos de Leitura) e seus descritores, analisando 02 coleções de LDLP, Teláris (Ática) e Português Linguagens (Saraiva) com destaque especial para o 8° ano do Ensino Fundamental, no intuito de verificar se o LDLP apresenta condições para que o leitor possa localizar informações explícitas e inferir as implícitas em um texto ao tempo busca saber se é possível o professor de Língua portuguesa formar leitores utilizando apenas o livro didático. Nesse sentido, surge a seguinte problemática: é possível identificar no livro didático de língua portuguesa a presença dos descritores avaliados na prova Brasil, mais precisamente os descritores que compõem o tópico I da sua matriz curricular? Para isso, tem-se como referencial teórico inicial: Vincent Jouve (2002); Délia Lerner (2002); Angela Kleiman (2004); Maria Cruz (2012), e as coleções de: Cereja & Cochar (2015); Borgatto, Bertin e Marchezi (2015)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, LDLP, DESCRITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID9151_31082018133054.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIANA SOUZA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "NAIANA SOUZA" "autor_email" => "nai.sza@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48707 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1099 "inscrito_id" => 9151 "titulo" => "PROCEDIMENTOS DE LEITURA: ANÁLISE DA PRESENÇA DOS DESCRITORES QUE COMPÕEM O TÓPICO I DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "Conforme documento do SAEB, o Ministério da Educação em parceria com o INEP criou meios para que a educação fosse avaliada, por indicadores que, se bem aplicados formarão uma sociedade letrada. Em vista disso, o ensino da Língua Portuguesa, deve voltar-se para a função social da língua como requisito básico para que o indivíduo ingresse no mundo letrado como ser participante e atuante. Com o objetivo de avaliar se os estudantes da rede pública estão habilitados para leitura relacionada a situações concretas, foi criada a Prova Brasil, com uma Matriz de Referência que visa avaliar se os estudantes são leitores proficientes. Para esta pesquisa de caráter documental estudará apenas no Tópico I (Procedimentos de Leitura) e seus descritores, analisando 02 coleções de LDLP, Teláris (Ática) e Português Linguagens (Saraiva) com destaque especial para o 8° ano do Ensino Fundamental, no intuito de verificar se o LDLP apresenta condições para que o leitor possa localizar informações explícitas e inferir as implícitas em um texto ao tempo busca saber se é possível o professor de Língua portuguesa formar leitores utilizando apenas o livro didático. Nesse sentido, surge a seguinte problemática: é possível identificar no livro didático de língua portuguesa a presença dos descritores avaliados na prova Brasil, mais precisamente os descritores que compõem o tópico I da sua matriz curricular? Para isso, tem-se como referencial teórico inicial: Vincent Jouve (2002); Délia Lerner (2002); Angela Kleiman (2004); Maria Cruz (2012), e as coleções de: Cereja & Cochar (2015); Borgatto, Bertin e Marchezi (2015)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, LDLP, DESCRITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID9151_31082018133054.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIANA SOUZA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "NAIANA SOUZA" "autor_email" => "nai.sza@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }