Esta pesquisa tem o objetivo em enfatizar as perspectivas iniciais dos discentes em paralelo a carreira de professor de uma Rede Estadual Pública, visto que estes agraves tem se intensificado nos últimos tempos e causado uma grande preocupação no cenário educacional. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, visto que além de serem descritas serão comentadas ao decorrer do trabalho. Os sujeitos à análise foram estudantes dos anos terminais do Ensino Médio. Foram utilizados instrumentos do tipo questionários semiestruturado e roda de conversas, tendo como percurso metodológico o ciclo da Experiência Kellyana (KELLY, 1955), que compõe de cinco etapas, são elas: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação e Desconfirmação e Revisão Construtiva. Este estudo foi desenvolvido por o Grupo de Trabalho (GT) Visitas Guiadas vinculado ao Programa Internacional Despertando Vocações para as Licenciaturas (PDVL), já que tem tido significância quanto às suais ações em escolas públicas estaduais, pois se enquadra como ferramenta auxiliador-voluntária por meio de suas atividades desenvolvidas semanalmente por extensionistas, dentre as quais tivemos palestras, roda de conversas, leituras de textos, todos pautado no contexto ‘’ser professor’’ e suas peculiaridades. Os resultados coletados dos questionários e roda de conversas tem demostrado o grande desinteresse dos jovens em ingressar na profissão docente, alegando principalmente a falta de valorização da profissão diante a sociedade e no campo escolar, também a baixa remuneração e dentre outros aspectos, assim como alegam literaturas e a presente pesquisa.