O presente trabalho trata de algumas contribuições dos sistemas de informações gerenciais para a gestão escolar, no que se refere à forma como gestores educacionais lidam com a questão do tratamento das informações contidos em sistemas, tais como: Educacenso, Saber, PDDE Interativo, Soma, SIMEC e Sistema Presença. Estes, auxiliam na tomada de decisão para o gestor, com a intenção de esclarecer os benefícios que o SIG pode causar na gestão educacional, bem como os prejuízos que podem ser decorrentes da sua utilização mal direcionada. Tem como objetivo apresentar as dificuldades encontradas através de pesquisas aplicadas por formulário online onde cada dirigente escolar expressou suas frustrações a respeito dos SIGs no município de Patos- PB. Desse modo, o resultado dessa interação entre pesquisador e gestores educacionais foi uma proposta de orientação onde a secretaria de Educação Municipal, representada pelo técnico, visita as escolas por área de localização e promove orientações dos sistemas em tempo real para que assim, possa auxiliar diretamente na distribuição de recursos e aquisição de melhorias para a educação municipal.