Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE SLIDES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS DO ENSINO MÉDIO EM CAXIAS, MA

Palavra-chaves: PLANTAS, SURDO, ENSINO, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46186
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4264
    "inscrito_id" => 339
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE SLIDES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS DO ENSINO MÉDIO EM CAXIAS, MA"
    "resumo" => "O presente artigo é resultado de uma pesquisa feita no IFMA campus Caxias no segundo ano do Ensino médio no turno matutino no curso de Informática II, após o Estágio Supervisionado. O principal objetivo foi analisar a importância de Slides em aulas para o aluno Surdo e também, sobre quais as dificuldades encontradas por alunos e funcionários do NAPNE, em particular nas aulas de Biologia ministradas em sala de aula na Informática II matutino do referente instituto, tendo em vista, a desenvoltura deste aluno em aprender o conteúdo a ser aplicado em sala de aula. Os instrumentos utilizados como coleta de dados foram: observação sistemática na sala do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especificas, a disciplina que fora desenvolvida a pesquisa foi a de Biologia com o tema às Plantas, como base de pesquisa fora utilizado Slides com imagens, computador para projetar os mesmos e o livro didático. Os resultados apontaram que alunos surdos aprendem bem melhor o conteúdo quando os mesmos são privilegiados através de diferentes imagens, em um ambiente com menos pessoas, propicio á aula e com muitos Slides com imagens coloridas sobre o assunto aplicado. Vale ressaltar que o aprendizado do aluno Surdo depende da proposta de ensino do professor e escola, e como o professor enfrenta a realidade em ter um aluno Surdo no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "PLANTAS, SURDO, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA11_ID339_17092018202833.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA MARTA FERREIRA DAMASCENO E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "luciana.marta01@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46186
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4264
    "inscrito_id" => 339
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE SLIDES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS DO ENSINO MÉDIO EM CAXIAS, MA"
    "resumo" => "O presente artigo é resultado de uma pesquisa feita no IFMA campus Caxias no segundo ano do Ensino médio no turno matutino no curso de Informática II, após o Estágio Supervisionado. O principal objetivo foi analisar a importância de Slides em aulas para o aluno Surdo e também, sobre quais as dificuldades encontradas por alunos e funcionários do NAPNE, em particular nas aulas de Biologia ministradas em sala de aula na Informática II matutino do referente instituto, tendo em vista, a desenvoltura deste aluno em aprender o conteúdo a ser aplicado em sala de aula. Os instrumentos utilizados como coleta de dados foram: observação sistemática na sala do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especificas, a disciplina que fora desenvolvida a pesquisa foi a de Biologia com o tema às Plantas, como base de pesquisa fora utilizado Slides com imagens, computador para projetar os mesmos e o livro didático. Os resultados apontaram que alunos surdos aprendem bem melhor o conteúdo quando os mesmos são privilegiados através de diferentes imagens, em um ambiente com menos pessoas, propicio á aula e com muitos Slides com imagens coloridas sobre o assunto aplicado. Vale ressaltar que o aprendizado do aluno Surdo depende da proposta de ensino do professor e escola, e como o professor enfrenta a realidade em ter um aluno Surdo no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "PLANTAS, SURDO, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA11_ID339_17092018202833.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA MARTA FERREIRA DAMASCENO E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "luciana.marta01@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa feita no IFMA campus Caxias no segundo ano do Ensino médio no turno matutino no curso de Informática II, após o Estágio Supervisionado. O principal objetivo foi analisar a importância de Slides em aulas para o aluno Surdo e também, sobre quais as dificuldades encontradas por alunos e funcionários do NAPNE, em particular nas aulas de Biologia ministradas em sala de aula na Informática II matutino do referente instituto, tendo em vista, a desenvoltura deste aluno em aprender o conteúdo a ser aplicado em sala de aula. Os instrumentos utilizados como coleta de dados foram: observação sistemática na sala do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especificas, a disciplina que fora desenvolvida a pesquisa foi a de Biologia com o tema às Plantas, como base de pesquisa fora utilizado Slides com imagens, computador para projetar os mesmos e o livro didático. Os resultados apontaram que alunos surdos aprendem bem melhor o conteúdo quando os mesmos são privilegiados através de diferentes imagens, em um ambiente com menos pessoas, propicio á aula e com muitos Slides com imagens coloridas sobre o assunto aplicado. Vale ressaltar que o aprendizado do aluno Surdo depende da proposta de ensino do professor e escola, e como o professor enfrenta a realidade em ter um aluno Surdo no âmbito escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.