Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROBLEMATIZANDO O TRATO DADO AS DIFERENÇAS CULTURAIS NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA A PARTIR DOS ESTUDOS MULTI/INTERCULTURAIS

Palavra-chaves: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, MULTICULTURALISMO, INTERCULTURALIDADE Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Neste estudo buscamos analisar o Projeto Político Pedagógico de uma escola pública municipal da cidade de Caruaru-PE no que tange ao trato das diferenças culturais entendendo a escola como uma instituição social onde se transita uma diversidade de sujeitos, que precisam ter suas diferenças visibilizadas e respeitadas. Assim tentamos estabelecer um caminho possível de compreensão do empenho democrático a partir da construção de seu projeto político. Nesse sentido, realizamos uma aproximação entre o PPP da escola aos estudos multi/interculturais de Moreira e Candau (2007, 2008) e Walsh (2009), entre outros. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo exploratório e explicativa, com dados coletados a partir da análise. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que o PPP da escola foi construído de forma coletiva e que há nele espaços de proposições para o trato das diferenças culturais, apesar de não apontar uma teoria que fundamente o trato das diferenças culturais numa perspectiva multi/intercultural crítica.

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