SEPARAÇÃO POR GÊNEROS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49010 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2736 "inscrito_id" => 3456 "titulo" => "SEPARAÇÃO POR GÊNEROS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "A Educação Física por muito tempo foi tratada como área da biologia que reconhece o corpo apenas pelas suas diferenças biológicas, o que reflete na justificativa da separação de meninos e meninas durante as aulas de Educação Física. Até os dias atuais há desigualdade de gênero no ambiente esportivo e escolar. O presente estudo tem como objetivo identificar se há déficit na participação do público feminino durante as aulas de Educação Física escolar. Foi realizada pesquisa de artigos originais, tese de mestrado e doutorado disponíveis na íntegra. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados: Scielo e Lilacs. Sendo o corpo uma construção social a separação entre homens e mulheres é algo historicamente construído que reflete na escola já que os alunos já trazem consigo uma bagagem da sua realidade social. Esta realidade naturaliza a separação de meninas e meninos nas aulas de Educação Física, refletindo no desinteresse e menor percepção de prazer das meninas na realização das práticas esportivas e quando há interesse por muitas vezes tende a ter sua sexualidade questionada. A intervenção do professor é de suma importância para a reflexão de estereótipos encontrados na sociedade e ao incentivar os alunos igualitariamente contribui para a equidade de gênero nas suas aulas e a desnaturalização da separação de meninas e meninos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, MENINOS E MENINAS, SEPARAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID3456_10092018163331.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE GUEDES DE LIRA " "autor_nome_curto" => "JACQUELINE" "autor_email" => "jacquelineguedes95@hotmai" "autor_ies" => "UFPE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49010 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2736 "inscrito_id" => 3456 "titulo" => "SEPARAÇÃO POR GÊNEROS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "A Educação Física por muito tempo foi tratada como área da biologia que reconhece o corpo apenas pelas suas diferenças biológicas, o que reflete na justificativa da separação de meninos e meninas durante as aulas de Educação Física. Até os dias atuais há desigualdade de gênero no ambiente esportivo e escolar. O presente estudo tem como objetivo identificar se há déficit na participação do público feminino durante as aulas de Educação Física escolar. Foi realizada pesquisa de artigos originais, tese de mestrado e doutorado disponíveis na íntegra. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados: Scielo e Lilacs. Sendo o corpo uma construção social a separação entre homens e mulheres é algo historicamente construído que reflete na escola já que os alunos já trazem consigo uma bagagem da sua realidade social. Esta realidade naturaliza a separação de meninas e meninos nas aulas de Educação Física, refletindo no desinteresse e menor percepção de prazer das meninas na realização das práticas esportivas e quando há interesse por muitas vezes tende a ter sua sexualidade questionada. A intervenção do professor é de suma importância para a reflexão de estereótipos encontrados na sociedade e ao incentivar os alunos igualitariamente contribui para a equidade de gênero nas suas aulas e a desnaturalização da separação de meninas e meninos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, MENINOS E MENINAS, SEPARAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID3456_10092018163331.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE GUEDES DE LIRA " "autor_nome_curto" => "JACQUELINE" "autor_email" => "jacquelineguedes95@hotmai" "autor_ies" => "UFPE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }