Este artigo refere-se à contribuição que a brincadeira da amarelinha trás não apenas no aspecto psicomotor mais principalmente para o desenvolvimento de habilidades matemáticas, em crianças do Infantil III da educação infantil, com a idade de 5 anos. Diante do exposto, os objetivos desta pesquisa foram: analisar se por meio analisar da intervenção do professor a brincadeira da amarelinha contribui para o desenvolvimento de habilidades matemáticas nas crianças da educação infantil; identificar como o uso de jogos e brincadeiras, pode contribuir com a criança da educação infantil no desenvolvimento das habilidades matemáticas intervenção sobre a brincadeira da amarelinha. O brincar de amarelinha propicia o desenvolvimento de muitas habilidades e em especial as da matemática: noções de números, medidas e geometria, contagem, sequência numérica, reconhecimento de algarismos, comparação de quantidades, além da avaliação de distância, avaliação de força, localização espacial, percepção espacial e discriminação visual. Para alcançarmos os objetivos trazidos pela amarelinha, utilizamos de brincadeiras que por nós foram consideradas primarias, por elas trabalharem de maneira especifica o equilíbrio, tendo em vista que este é o principal segmento trazido da motricidade, quando a criança não o possui. Assim iniciamos a pesquisa por meio da brincadeira Equilibrando, logo após brincamos de Escada, seguida da amarelinha da semana para por fim alcançarmos os objetivos que aqui estão sendo propostos a Amarelinha Tradiconal. A pesquisa foi realizada em 02(duas) escola da rede privada da cidade de Campina Grande – PB, com a turma do Infantil III, crianças com 05( cinco) anos de idade, totalizando cerca de 70 (setenta) crianças. Como suporte teórico tivemos SMOLE; DINIZ; CÂNDIDO (2000), PIAGET, RCN (BRASIL, 1998) entre outros. As pesquisas foram realizados no período de Maio a Agosto do ano de 2018, nos turnos manhã e tarde.