A EJA configura-se como uma nova oportunidade de conclusão dos estudos àqueles que não tiveram condições de concluí-lo em seu período apropriado. Assim, cabe à escola o desafio de preencher as lacunas deixadas por anos de descontinuidade e fracassos de vida escolar, aproximando o saber teórico e conteudista, do saber prático, empírico. Assim, o currículo de Biologia tem o papel de nortear a aprendizagem relacionando tecnologia, conhecimento científico e saúde de maneira prazerosa e eficaz oportunizando ao estudante tomar consciência de si impactando assim sua qualidade de vida. O objetivo do estudo foi mediar a aprendizagem da Biologia promovendo motivação, saúde, formação cidadã, e protagonismo dos estudantes por meio de uma oficina pedagógica como metodologia ativa de aprendizagem. A oficina “Educação Nutricional: saúde e sustentabilidade” foi orientada sob o tema Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para abordar conteúdos de Biomoléculas e Segurança Alimentar, e ofertada aos estudantes do Ciclo V e VI da EJA na EEEFM Prof. José Baptista de Mello, pertencente à rede pública estadual de ensino, localizada no bairro Mangabeira VII na cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba. Ressaltamos que além de prestar serviço à sociedade na promoção à saúde e ao bem estar coletivo, a oficina favoreceu o protagonismo criando situações relevantes para uma aprendizagem significativa. Concluiu-se que o ensino mediado por metodologia ativa associada ao tema estruturante como EAN, teve efeito positivo na motivação e no regresso dos estudantes à escola, ilustrando o potencial da ferramenta como minimizadora da evasão.