O referido artigo trata-se de um relato de experiência das discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) do departamento FACISA. Este relato é baseado nas experiências vividas no projeto de extensão, “ciências itinerante em escolas públicas potiguares através do uso de materiais de baixo custo”, desenvolvido pela UFRN/FACISA. Tendo como o principal objetivo desenvolver ações e causar uma integração entre a FACISA e as escolas públicas por meio de ações de ensino e extensão. Até o presente momento, ocorreram ações com alunos de faixa etária de idade entre 8 e 12 anos. Essas ações aconteceram na própria sala de aula, utilizando-se como metodologia as rodas de conversas e uso de materiais didáticos. Visando um método divertido e fácil para que todos compreendessem os assuntos abordados. Durante as intervenções foram observadas interações dos alunos, mostrando interesse sobre o que estava sendo ensinado, questionando e expondo seus conhecimentos e experiências já vividas. Salientando a importância dos materiais de baixo custo e diminuindo a distância entre a universidade e a comunidade. Além disso, observou o quanto essas ações eram de suma importância para a vida acadêmica das discentes, proporcionando uma maior experiência na área de educação em saúde. O projeto visa trabalhar com temas que despertam os desejos dos alunos para haver um interesse e uma procura da parte deles pela ciência.