O texto apresenta a reflexão partir da questão norteadora: no contexto político e pedagógico o professor indígena é fundamental no processo de construção do diálogo intercultural, mediando e articulando os conhecimentos e saberes de interesse da comunidade, do seu povo e da sociedade, suscitando a estruturação e organização de novos saberes e práticas. Como você compreende esse papel? Discutida no tema Formação de Professores do Curso de Licenciatura Intercultura da (UFRR) pressupõe a compreensão do diálogo intercultural entre as sociedades e os próprios diferentes, trazendo perspectivas e possibilidades para formação dos sujeitos. Pesquisa tem como lócus à sala de aula. Abordagem qualitativa análise com descritiva e como sujeitos os acadêmicos do curso de Licenciatura Intercultural. (UFRR). Análise dos resultados evidenciou que há consciência da responsabilidade do professor indígena no processo de construção do diálogo intercultural, mediando e articulando os conhecimentos e saberes de interesses da comunidade, do seu povo e a sociedade, suscitando a estruturação e organização de novos saberes e práticas. De modo que, a interculturalidade é assentida como direito, resultado da resistência, das lutas dos movimentos e lideranças indígenas, uma conquista de direitos que foram usurpados (língua, cultura, hábitos e crenças).